Nokia, em parceria com a Nasa, irá instalar rede 4G na Lua

Nokia, em parceria com a Nasa, irá instalar rede 4G na Lua

A agência espacial dos Estados Unidos, NASA, firmou uma parceria com a Nokia e outras 13 empresas e universidades para levar diversas tecnologias para a Lua. A empresa finlandesa ficaria responsável por implementar redes 4G LTE em nosso satélite natural. Para isso, a NASA forneceu aportes financeiros na ordem de US$ 14 milhões para a Nokia.

O objetivo é óbvio: facilitar a comunicação com astronautas e sondas espaciais que estejam em missão na Lua. Além disso, redes 4G LTE na Lua também iriam facilitar a comunicação entre os próprios astronautas em expedição.

Segundo a próprio agência espacial, o 4G LTE lunar seguiria os mesmos padrões do que é usado aqui na Terra por mais de 1 década. E porque não usar o 5G, que é mais rápido? Por que o 4G LTE já é mais conhecido, mais estudado e mais confiável. Lembre-se: os astronautas estarão a mais de 300 mil quilômetros de distância da Terra. A margem para erro ou falhas é praticamente zero.

A NASA planeja ter uma base lunar permanente até 2028, com astronautas trabalhando por um período maior de tempo. E, para isso, é preciso que a agência espacial cuide da implementação de diversas tecnologias que possibilitem a permanência de humanos por um período mais prolongado e com o mínimo de conforto e condições de trabalho.

Dentre as outras empresas selecionadas junto com a Nokia estão outros nomes conhecidos, como a SpaceX, do Elon Musk e a Lockheed, especialista na fabricação de mísseis balísticos.

Fonte: Techradar via NASA

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X