Huawei Mate 40 Pro é o celular com a melhor câmera, segundo DxOMark

Huawei Mate 40 Pro é o celular com a melhor câmera, segundo DxOMark

Conforme noticiamos nesta quinta-feira (22), a Huawei lançou seus novos smartphones top de linha. E o DxOMark, site especializado em fotografia, já teve acesso ao aparelho e realizou a sua tradicional bateria de testes. E o resultado é que o Huawei Mate 40 Pro é o melhor smartphone da atualidade para fotografia. Com uma média de 136 pontos, ele ultrapassou o Xiaomi Mi 10 Ultra e o próprio Huawei P40 Pro.

Conjunto fotográfico e avaliação do DxOMark

O Huawei Mate 40 Pro tem um conjunto de 3 câmeras na traseira. O sensor principal tem 50 megapixels de resolução e lente com abertura f/1,9. Os outros dois sensores consistem em uma lente Ultra Wide de 20 megapixels com abertura f/1,8 e uma lente Periscópio de 12 megapixels e abertura f/3,4. Há ainda um quarto sensor que trabalha exclusivamente na temperatura de cor.

Segundo a avaliação do DxOMark, a câmera do Huawei Mate 40 Pro tem um excelente alcance dinâmico, mesmo em cenas com baixa iluminação. Ele entrega fotos com ótimo nível de detalhes, pouco ruído e todas as áreas da imagem ficam com a iluminação correta. Ou seja, você não encontra nem áreas muito escuras e nem áreas muito claras.

Fotos no Modo Retrato

Outro quesito em que o Huawei Mate 40 Pro se sai muito bem é no efeito bokeh, ou seja, no famoso desfoque do fundo. Caso você não saiba, o desfoque do fundo feito pelas câmeras de celulares é artificial, feito via software. Já nas câmeras DSLR, esse efeito é natural, resultado da interação física entre luz, lente, sensor e distância focal dos objetos.

Por isso que não é tão raro ver fotos feitas por celulares com o fundo desfocado onde algumas partes que deveriam estar desfocadas acabam entrando em foco. Isso é uma falha no pós-processamento do software.

Mas, no caso do Huawei Mate 40 Pro, a simulação do efeito bokeh resulta em um desfoque natural, não muito diferente do que seria gerado por uma câmera DSLR. O cálculo de profundidade de campo funciona muito bem, mesmo com objetos complexos, como fios de cabelo em movimento.

Zoom e gravação de vídeos

A lente periscópio, usada para fazer fotos Zoom de até 5x, também recebeu elogios da equipe do DxOmark. Segundo os especialistas, essa lente consegue captar muitos detalhes. Mas ela não fica entre as melhores lentes zoom do mercado, perdendo para o Xiaomi Mi 10 Ultra.

No que diz respeito à gravação de vídeos, o Huawei Mate 40 Pro também se saiu muito bem. O seu foco foi muito rápido, preciso e estável, tanto em fotos quanto em vídeos. A OIS (estabilização óptica de imagem) também foi testada, sendo considerada excelente pelos especialistas do DxOMark. Em vídeo a câmera também não decepcionou no que tange à captura de detalhes, baixos níveis de ruído e um bom balanço de branco. A qualidade da filmagem em ambientes internos e externos também contou pontos positivos.

Ranking DxOMark atualizado

No geral, o smartphone Huawei Mate 40 Pro atingiu um total de 140 pontos para fotografia, 88 pontos no quesito zoom e 116 pontos na categoria vídeo. Assim, as câmeras traseiras ficaram com uma nota de 136 pontos e a câmera frontal com nota de 104 pontos. Dessa forma, o novo smartphone da Huawei fica em primeiro lugar no ranking DxOMark. Confira o Top 10:

  1. Huawei Mate 40 Pro: 136 pontos;
  2. Xiaomi Mi 10 Ultra: 133 pontos;
  3. Huawei P40 Pro: 132 pontos;
  4. Xiaomi Mi 10 Pro: 128 pontos;
  5. Vivo X50 Pro+: 127 pontos;
  6. Oppo Find X2 Pro: 126 pontos;
  7. Samsung Galaxy S20 Ultra 5G: 126 pontos;
  8. Honor 30 Pro+: 125 pontos;
  9. Apple iPhone 11 Pro Max: 124 pontos;
  10. Huawei Mate 30 Pro 5G: 123 pontos.

Novos smartphones Huawei não têm Google Play Store

Além de um ótimo conjunto de câmeras, conforme você pôde ler acima, o Huawei Mate 40 Pro ainda oferece um bom conjunto de hardware. Com um processador HiSilicon Kirin 9000 octa-core, 8 GB de Memória RAM, tela OLED de 6,76 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz para animações mais fluidas e conexão 5G, este smartphone certamente entrega um excelente desempenho.

Entretanto, devido às sanções impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump, a Huawei não pode mais fazer negócios com empresas dos Estados Unidos. E, por isso, estes novos celulares da companhia chegam sem os serviços Google, como a Play Store. No seu lugar entra a Huawei Mobile Services.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X