Atualização do Windows 10 adiciona um gerenciador de tarefas para gamers

Atualização do Windows 10 adiciona um gerenciador de tarefas para gamers

Em uma recente atualização do Windows 10, a Microsoft incluiu um novo gerenciador de tarefas. Ele se encontra dentro do programa Xbox Game Bar, que é ativado quando o usuário pressiona as teclas “WinKey + G”. E isso me leva a crer que este gerenciador de tarefas foi desenvolvido com o público gamer em mente. 

Para usar este novo gerenciador de tarefas você precisa atualizar também o aplicativo Xbox Game Bar, dentro da loja de aplicativos da Microsoft. É importante salientar, também, que esta nova função não substitui o tradicional gerenciador de tarefas que já está disponível no Windows por anos.

Para quem não sabe, o gerenciador de tarefas nativo do Windows pode ser aberto ao pressionar as teclas “Ctrl + Alt + Del” ou ao clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecionar a opção “Gerenciador de Tarefas”. E, atualmente, ele está bem completo, exibindo um grande número de informações e gráficos que são úteis para os usuários mais experientes do sistema operacional da Microsoft.

Por exemplo, o gerenciador de tarefas lista a porcentagem de uso do processador, quais programas e tarefas estão exigindo mais da CPU, a quantidade de memória RAM usada, o uso do disco rígido, da rede e até mesmo qual chip gráfico está trabalhando no momento. De fato, para quem entende, é uma mão na roda.

O novo gerenciador de tarefas, por sua vez, inclui um widget na tela, chamado de “Recursos”. A sua interface é bem parecida com o gerenciador de tarefas tradicional, mas usa o tema escuro do Xbox Game Bar. Ele exibe a porcentagem de uso do processador, da memória RAM e da placa de vídeo, além de exibir todos os processos abertos no momento.

Talvez a principal diferença entre este e o gerenciador de tarefas tradicional do Windows, é que o novo torna mais fácil fechar tarefas e processos. No gerenciador de tarefas tradicional nós precisamos clicar com o botão direito em cima do processo desejado e, então, clicar em “Finalizar Tarefa”. Já no gerenciador do Xbox Game Bar, há um “X” no canto direito. Clicando nele você interrompe a execução do aplicativo ou processo desejado.

Outra diferença interessante é que o gerenciador de tarefas do Xbox game Bar ocupa boa parte da tela. O mesmo não ocorre com outros widgets, como o do Spotify, Áudio, Xbox Social e outros, que são mais discretos.

Se você ficou interessado, vale lembrar que o novo gerenciador de tarefas para gamers está sendo liberado gradativamente. Eu mesmo atualizei o meu computador e o aplicativo mas a função ainda não apareceu para mim. Pode demorar algumas semanas para todos os usuários terem o novo gerenciador de tarefas.

Fonte: BleepingComputer

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X