Apple deve desenvolver mecanismo de busca

Apple deve desenvolver mecanismo de busca

A Apple está trabalhando na ideia de desenvolver seu próprio mecanismo de buscas devido aos problemas que o Google enfrenta na justiça americana.

Rumores sobre a criação de um mecanismo de busca da empresa para competir com o Google existem há um bom tempo.

No entanto, o Google paga cerca de 10 bilhões de dólares para a Apple na para ser o buscador padrão no iOS. Em 2018, o buscador pagou 10 bilhões de dólares para empresa da maçã.

A acusação de antitruste que o Google enfrenta na justiça americana evidenciou esse acordo com a Apple, que muitos definirão como uma prática anticompetitiva de mercado.

Segundo o jornal americano Financial Times, a Apple inseriu uma pequena mudança na última versão do seu sistema operacional, o iOS 14.

Agora, a Apple apresenta resultados e links de sites gerados pela empresa quando a busca é feita pelo buscador na home screen do aparelho.

Apple
Os resultados apresentados pela Siri no iOS. Créditos: SEL

Essa função de apresentar resultados da web é o primeiro passo no desenvolvimento de um buscador próprio da Apple. Além disso, pode ajudar a piorar a situação do Google.

De acordo com o FT, essa função é uma prova clara de que a Apple está desenvolvendo um mecanismo de busca para rivalizar com o Google.

Há dois anos, a Apple contratou o diretor da ferramenta de buscas da Apple, John Giannendrea, para aprimorar as tecnologias de inteligência artificial da empresa, incluindo a Siri. Portanto, a Apple tem em sua equipe alguém com muita experiência em mecanismos de buscas.

Isso servirá de alternativa à maçã caso a justiça americana decida proibir a parceria com o Google.

Fim da parceria Apple e Google

O Departamento de Justiça americano acusou o Google de monopólio e práticas anticompetitivas. A empresa irá responder judicialmente o processo de antitruste, com base na legislação americana.

De acordo com o Procurador-geral dos Estados Unidos, o Google se tornou um perigo para o futuro da indústria devido às supostas práticas de monopólio.

“Se deixarmos o Google continuar com suas práticas anticompetitivas, iremos perder a próxima onda de inovadores e os americanos nunca poderão desfrutar os benefícios do ‘próximo Google’.”

O processo teve início duas semanas depois da divulgação de um relatório pelo Subcomitê de Antitruste da Câmara de Representantes dos Estados Unidos.

O relatório informa que Google, Amazon, Facebook e Apple são monopólios entrelaçados entre si.

Com isso, o processo judicial discute de maneira extensa a relação Apple-Google no tocante aos mecanismos de buscas. Segundo o documento oficial, o “Google estima que, em 2019, 50% de seu tráfego de buscas foi feito por dispositivos da Apple”.

O Google respondeu às acusações afirmando que o relacionamento com a empresa criada por Steve Jobs visa entregar a melhor experiência aos usuários e que executivos da mesma atestaram a qualidade dos resultados do Google.

Entenda mais sobre o caso aqui.

O fim da parceria entre as duas empresas não será tão prejudicial para o Google, que mantém a posição de líder no mercado.

Embora deixe de ser o  buscador padrão por contrato, o Google provavelmente será padronizado pelo usuário nas configurações.

Futuro

Com a ausência do pagamento bilionário do Google, a Apple, certamente, irá optar por investir em um novo mecanismo de buscas para adicionar à experiência de usuário do iOS.

Segundo Bill Coughran, ex-engenheiro chefe do Google, a Apple, certamente, tem uma equipe “capaz de criar um mecanismo de busca mais geral”.

Além disso, como informou o FT, especialistas apontaram o aumento na atividade do Applebot, rastreador da web da Apple, que é o mesmo algorítimo utilizado para criar enormes bancos de dados de material online que formam a base dos mecanismos de buscas.

Apesar de ser tarefa difícil criar um buscador que rivalize com o Google, a Apple tem o capital necessário para isso.

De acordo com previsões, a empresa deve faturar entre 55 e 81 bilhões neste ano, o que garante a possibilidade de fazer grandes investimentos.

Além disso, a Apple é uma das poucas empresas em que existe uma relação de exclusividade com os consumidores. A integração entre hardware e software exclusivos da empresa é reconhecida mundialmente.

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