Trump confirma que TikTok será banido dos EUA

Trump confirma que TikTok será banido dos EUA

Em meio aos rumores que a empresa americana Microsoft está cogitando a compra do TikTok, o Presidente Donald Trump confirmou que o app chinês de compartilhamento de vídeos curtos será banido nos EUA. Trump diz que não confia na plataforma gerenciada pela empresa chinesa ByteDance, e que já ultrapassou a marca de 2 bilhões de instalações.

Lançado em 2016, o TikTok é o nome para a versão internacional do app que também é conhecido na China por Douyin. Os números do aplicativo são realmente impressionantes. O serviço acumula mais de 800 milhões de usuários fora do seu país de origem, e, de acordo com um relatório da SensorTower Analytics, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo em junho, somando mais de 87 milhões de novas instalações para Android e iOS.

Assim como no seu famoso embate com a Huawei e ZTE, a decisão de Trump em banir o Tik Tok tem relação com questões de segurança nacional. Enquanto não tivermos certeza da credibilidade do TikTok, ele será banido nos EUA”, anunciou o presidente Donald Trump. O aplicativo é visto, não apenas pelo Trump, como uma ferramenta de espionagem chinesa.

Até o famoso grupo hacker Annonymous defende essa posição. Este mês o grupo hacker pediu para que as pesssoas excluam o aplicativo. “Deletem o TikTok agora; se você conhece alguém que o utilize, explique que é essencialmente um malware operado pelo governo chinês que está conduzindo uma ação massiva de espionagem”, diz um post na conta do Twitter do grupo.

Um usuário da rede social reddit foi além, revelou, com base na análise do código do app, o conjunto de informações que o app do TikTok consegue coletar: atributos de hardware (como o tipo da CPU, uso da memória, espaço em disco, resolução de tela, entre outras coisas), a lista de aplicativos instalados no aparelho (incluindo aqueles que foram recentemente deletados), informações de rede, detecção de root ou jailbreak no dispositivo e a localização em tempo real (informação atualizada a cada 30 segundos).

Esse movimento de rejeição ao TikTok não está acontecendo apenas nos EUA. Na Índia o app também foi proibido, não apenas por uma relação com espionagem, mas pela quantidade de conteúdos impróprios para crianças. Aliás, na Índia, além do TikTok, foram banidos quase 60 aplicativos, entre eles: WeChat e Weibo, outros serviços chineses amplamente conhecidos. A Austrália também está considerando banir o TikTok.

O TikTok se defende das acusações. A empresa que administra o app afirma constantemente que a equipe de segurança executa um processo contínuo para verificar vulnerabilidades de segurança e aplicar as devidas correções.

Há diversas companhias interessadas na compra do TikTok. De acordo com a Bloomberg, além da Microsoft, outras gigantes como Google, Facebook, Disney e Verizon também estão interessadas.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X