Software de alguns aviões da Boeing continuam sendo atualizados via disquete

Software de alguns aviões da Boeing continuam sendo atualizados via disquete

Os computadores atuais não contam nem com um CD/DVD player, imagine um leitor de disquete. Essa mídia de armazenamento está completamente obsoleta para o mercado, mas segue fundamental para que muitas coisas funcionem, inclusive os aviões. Modelos como 737s e 747 da Boeing ainda utilizam o disquete para atualizações funções importantes. Este fato foi revelado por pesquisadores de segurança da Pen Test Partners, que tiveram acesso à cabine de comando das aeronaves.

O processo de atualização de parâmetros como dados importantes de navegação, como alterações de rotas e aeroportos é realizado de forma manual por um engenheiro. Em uma situação normal, com a frota de aviões operando, um engenheiro vai até à cabine de comando e atualiza os dados via disquetes de 1,444 MB. O processo de atualizações da aeronave A320 da Airbus, um dos aviões mais utilizados no Brasil, também é feito por disquete.

O processo de atualização desses aviões da Boeing é feito com um conjunto de disquetes, mais precisamente 8 disquetes de 1,44 MB (11,5 MB no total). O Boeing 747-400, modelo inspecionado pelos pesquisadores da Pen Test Partners, começou a operar em 1988, um ano após o lançamento do disquete de 3,5 polegadas com 1,44 MB, portanto, esta era a unidade de armazenamento do momento. Recentemente, a British Airways, companhia aérea do Reino Unido, aposentou o último Boeing 747 da sua frota.

Por mais incrível que possa parecer a fabricação de disquetes ainda acontecia até alguns anos atrás. Segundo o New York Times, o último disquete de oito polegadas, modelo anterior ao de 3,5 polegadas utilizado nas aeronaves, foi fabricado há cinco anos. O disquete de 8 polegadas foi utilizado há muitas décadas pelo Pentágono em seu sistema de controle de misseis. A Estação Espacial Internacional (ISS) também usa esse método de armazenamento para alguns de seus sistemas.

Há 50 anos a British Airways contava com esta aeronave em sua frota. Foi justamente num Boeing 747 que operava na frota da British Airways que os pesquisadores da Pen Test Partners tiveram acesso para mostrar o método de atualização via disquete. Abaixo você pode conferir o vídeo da Pen Test Partners (assista a partir de 7 minutos e 50 segundos do vídeo).

A maioria dos aviões Boeing 737, avião comercial mais vendido da história, também segue sendo atualizado via disquete.  De acordo com um relatório divulgado este ano pela Aviation Today,  um número significativo de companhias aéreas ainda está usando disquetes para várias atualizações em seus aviões.

Modelos mais recentes da Boeing, como o  777X e os 787, utilizam redes de fibra ótica e nem precisam mais de uma unidade física de armazenamento para o update de software, o processo é realizado via “over-the-air” (OTA), update de maneira remota.

No Brasil, um caso bem curioso do uso de disquetes aconteceu na década de 90, quando o Grupo Pão de Açucar lançou um serviço pioneiro para a época em que o cliente levava para a loja  sua lista de compras em um disquete e recebia em casa suas mercadorias. Uma espécie de estágio inicial de desenvolvimento do ecommerce.

Em 2018, as vendas de disquete chegaram a aumentar com a ideia de algumas pequenas gravadoras em apostar no lançamento da venda de músicas em disquete. Uma das empresas que apostou nisso foi a gravadora canadense Strudelsoft, que até hoje vende alguns disquetes estilizados em seu site. Diferentemente do viníl, que teve uma bela retomada e reencontrou seu lugar entre os amantes do colecionismo, essa tentativa de distribuição de música em disquetes não pegou.

 

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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