PC é a plataforma onde mais se joga online no Brasil, revela pesquisa

PC é a plataforma onde mais se joga online no Brasil, revela pesquisa

A 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) revelou que o computador segue como a plataforma associada com jogos online em que amigos e desconhecidos disputam partidas de forma cooperativa ou competitiva. A pesquisa indica que o PC continua como a plataforma onde mais se joga online no Brasil: 65% do público de PC joga conectado à Internet com outras pessoas, ligeiramente à frente dos consoles (58,2%) e celulares (48,6%).

A PGB, Pesquisa Game Brasil, é realizada pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research. Em junho, mencionamos essa pesquisa numa outra circunstãncia, com a revelação que 37,8% dos gamers brasileiros desejam comprar consoles da nova geração no lançamento. Entre o PS5 e Xbox Series X, o PlaySation 5 é a opção preferida entre os consumidores que desejam adquirir um novo console.

Já faz um bom tempo que os consoles oferecem jogabilidade online, mas o PC domina a preferência entre os gamers do Brasil, além disso, o computador é a plataforma com o maior volume de jovens, no qual 44,3% possui entre 16 e 24 anos. Já os adultos de 25 a 34 anos — que representam a principal faixa etária do gamer em geral, com 34,7% —, são apenas 29,7% do público de desktops e notebooks. Quanto ao sexo, os homens predominam nesta plataforma, com 66,1%.

Categorias de jogos mais usados no PC:

  • Estratégia: 81,7%;
  • Ação: 80,8%;
  • Aventura: 79,4%;
  • Simulação: 73,3%;
  • Shooter/tiro: 72,8%.

Para um público que faz questão da experiência online, jogar por longas horas é praxe da atividade. Conforme a PGB, a tendência se confirma com 40,9% do gamer de PC dedicando uma média de 1h a 3h em suas sessões online. Fora isso, 41,9% jogam diariamente, e 54,9% utilizam a rede do Steam para tal.

O tipo de computador mais utilizado por este público é o notebook, com 54,3%, representando um crescimento de 4,1% em relação à edição anterior da pesquisa. Na sequência, aparece o desktop com 34,1%, queda de 6,3%, e o desktop gamer personalizado com 19,6%, que subiu 4,1%. 

A possibilidade de customizar a máquina conforme as necessidades é, inclusive, a principal vantagem para 53% dos gamers de computador. Entre outros bons motivos, o público destaca que o PC tem utilidade além dos jogos (40,6%), a jogabilidade (27,2%), menor custo na aquisição de jogos (22,5%) e melhor plataforma para jogar online (19,1%).

Samsung é a marca mais presente entre os usuários de PC

PGB indica que a marca de computador mais presente entre este público gamer de PC é a Samsung, com 26,6%, seguida por Dell (21,2%) e Acer (17,1%). Em relação à a melhor experiência para jogar, 15,6% opta pela Dell, com ASUS ROG (11,3%) e Alienware (10,9%) na sequência, enquanto 15% não souberam especificar.

A maior parte do público adquiriu seu computador em revendas oficiais, com 33% via lojas físicas e 20,5% em e-commerces. Já 13,2% do público montou seu PC sozinho ou pediu para alguém montar. Em relação aos jogos, 47,5% adquire na loja das próprias plataformas (como Steam, Nuuvem e outros), enquanto 24,3% utiliza revendas oficiais e varejos tradicionais, e 23,2% compra em lojas online com entrega em casa.

Há, ainda, um número expressivo de jogadores de PC que não compram jogos (19,6%) e nem conteúdo adicional pago (33,2%). Apesar disso, 27,4% investem em expansões, 21,3% em itens de aparência/cosméticos, 19% em itens de melhorias, 19,4% em moedas virtuais e 18,6% em assinaturas para acesso online.

A PGB uviu 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro. Caso queria saber mais sobre o estudo clique aqui.

 

Acompanhe o Hardware.com.br 😉

Inscreva-se em nosso canal no Youtube

Siga nossa página no InstagramFacebook e Twitter

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X