Ainda em 2020 veremos smartphones que recarregam a bateria em apenas 15 minutos

Ainda em 2020 veremos smartphones que recarregam a bateria em apenas 15 minutos

As chinesas Oppo e Vivo seguem liderando a corrida no desenvolvimento de tecnologias que estão tornando o carregamento de smartphones cada vez mais rápidos. Hoje (15), a Oppo anunciou um novo carregador que bateu o recorde em termos de carregamento: 125 watts de potência. Com esse carregador, a empresa fala que é possível recarregar uma bateria de 4.000 mAh em apenas 20 minutos. A Oppo permanecerá por pouco tempo na liderança, já que ainda este ano, mais precisamente em agosto, a linha iQOO da Vivo deve ganhar um aparelho capaz de recarregar sua bateria de 4.000 mAh em apenas 15 minutos. 50% da carga será retomada em apenas cinco minutos!

Comecando pela Oppo, a companhia confirmou hoje um carregador com sua tecnologia Flash Charge de 125W, superando a tecnologia Ultra-Fast da Vivo, de 120W. Este modelo é para o carregamento com fio. Por indução, a companhia também tem uma nova solução impressionante, o AirVOOC, com 65W de potência,  capaz de recarregar um aparelho de 4.000 mAh em 30 minutos. Comparado ao Galaxy S20 Ultra da Samsung, o modelo da Oppo é realmente impressionante, já que o carregamento da gigante sul-coreana por indução é de apenas 15W. Vale lembrar que a Oppo foi uma das primeiras marcas a introduzir sua própria tecnologia de carregamento rápido, o VOOC, apresentado em 2014.

O carro-chefe da Oppo em termos de tecnologia de carregamento, o Flash Charge, é baseado no mesmo protocolo da versão anterior, no entanto, nessa nova versão a companhia dobrou a tensão de 10V para 20 V. A corrente máxima foi mantida em 6,25A. O novo carregador melhorou as propriedades de densidade de energia. No quesito segurança, a Oppo também incluiu 10 sensores de temperatura adicionais que monitoram o status da carga.

O uso desse carregador em sua plenitude dependerá de um novo smarphone da Oppo, mas os aparelhos da marca que já estão no mercado também podem ser utilizado com esse novo carregador, mas com uma limitação – potência máxima de até 65W. A Oppo também diz que há suporte também para as tecnologias de carregamento rápido convencionais, para que ele possa ser utilizado para recarregar aparelhos de outras marcas.

No caso da Vivo surgiu na rede social chinesa Weibo um vídeo do que seria a nova solução de carregamento sem fio da empresa, de 120W, que permitiria carregar um smartphone de 4.000 mAh em apenas 15 minutos. O aparelho da Vivo, da linha iQOO, compatível com essa tecnologia deve ser apresentado em agosto. Neste mesmo mês, a também chinesa Realme deve mostrar a tecnologia de carregamento de 121W, capaz de repor  4.000 mAh em 15 minutos.

Essa marca de 15 minutos também está sendo buscada pela Oppo. Rumores apontam que em 2021 a Oppo deve colocar no mercado a tecnologia Super VOOC Fast Charging 3.0, capaz de carregar um smartphone de 4.000 mAh nesse tempo. Ainda em 2020 devemos ver a tecnologia Super Charger Turbo da Xiaomi, tecnologia de 100W, que seria capaz de carregar a bateria de 4.000 mAh em 17 minutos.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X