Efeito Coronavírus: vendas de smartphones da Apple na China caíram 60% em fevereiro

Efeito Coronavírus: vendas de smartphones da Apple na China caíram 60% em fevereiro

Em fevereiro passado, houve um período de tremendo declínio nas vendas para fabricantes de smartphones na China, incluindo Apple, Huawei e Xiaomi. Somente a Apple vendeu menos de 500.000 smartphones, o que representa um declínio de 60% em relação ao mesmo período do ano passado, quando em fevereiro de 2019, a Apple enviou 1,27 milhão de smartphones na China.

As duas primeiras semanas de fevereiro foram as piores para a Apple no mercado chinês, quando a empresa teve que fechar suas lojas. Mesmo agora, apesar de ter sido reaberto, sua capacidade operacional é muito limitada. Em fevereiro, a Apple alertou os investidores para revisar as previsões de receita devido a uma queda nas vendas. Funcionários da Apple que trabalham no Japão, Reino Unido, Coréia do Sul, Itália, França, Alemanha e Suíça ficarão em casa esta semana, assim como os de Seattle e Califórnia.

Embora a Apple tenha enviado apenas 494.000 smartphones em fevereiro, as empresas chinesas também tiveram uma queda acentuada nas remessas de smartphones, de 12,72 milhões de unidades em fevereiro de 2019 para 5,85 milhões produtos este ano. Para todo o mercado chinês, a queda foi de 54,7% (de 14 milhões de produtos para apenas 6,34 milhões de produtos).

De acordo com a Academia Chinesa de Comunicações e Tecnologia da Informação, a causa principal desse declínio é nada mais, nada menos, do que o surto do vírus corona, que causou o fechamento de uma série de fábricas na China, em conjunto com a ordem de restrição de viagens.

Outras empresas de pesquisa de mercado, como a IDC e Canalys, estão prevendo que o número de smartphones enviados no primeiro trimestre de 2020 cairá cerca de 40% quando o surto de vírus corona tiver impactado negativamente a demanda e a cadeia de suprimentos.

Você também deve ler!

Coronavírus: Google lança página especial com as principais dúvidas dos brasileiros e do mundo

Coronavírus: mercado de TI deve cair mais de 3% este ano

Coronavírus: Amazon remove um milhão de produtos que alegavam a cura para doença

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X