Via inteligência artificial, filme de 1895 é convertido para 4K

Via inteligência artificial, filme de 1895 é convertido para 4K

O youtuber e desenvolvedor de software Denis Shiryaev, fazendo uso de Inteligência Artificial, conseguiu transformou um famoso filme francês, captado em 1895 numa resolução e taxa de quadros comuns nos dias de hoje – 4K a 60 fps.

Chamado “L’arrivée d’un train en gare de La Ciotat” (Um trem para a estação La Ciotat), esse verdadeiro documento histórico francês de 50 segundos mostra um trem chegando na estação La Ciotat. Vale salientar que esse material foi captado pelos Auguste e Luis Lumière, os irmãos considerados como pais do cinema, personalidades fundamentais na história da exibição de imagens em movimento. O gosto pela captação vem de berço, já que eram filhos de Antonie Lumière, fotográfo e fabricante de películas fotográficas.

Irmãos Lumière

Essa filmagem do trem chegando na estação, e que agora recebe essa versão repaginada, em alta resolução, foi um dos primeiros materiais que os irmãos Lumière exibiram publicamente, precisamente no dia 28 de dezembro de 1895, no Grand Café, em Paris. Nesta mesmo evento, também foi exibido outras produções dos irmãos.

Assim como acontece com a eterna discussão entre Santos Dumont e os Irmãos Wrigh, sobre a invenção do avião, o título de pioneiros da sétima arte também entra em debate, já que 27 dias antes da grande invenção dos irmãos Lumière, o Cinematográfoco (um aparelho mais prático e acessível, comparado ao cinetoscópio, de Thomas Edison), usados para suas projeções, os alemães Max e Emil Skladanowsky, também irmãos, realizaram a primeira exibição cinematográfica da história, utilizando o Bioscópio, invento dos irmãos alemães.

Irmãos Skladanowsky

Além dessa conversão, o vídeo do Youtuber adicionou um elemento que não esta presente na gravação original: som – a primeira produção cinematográfica com som data de 1927, com o filme The Jazz Singer (O Cantor de Jazz).

Ainda não se sabe quais redes neurais foram usadas peo youtuber, mas parece que o upscale do vídeo é gerado pelo algoritmo GANs (redes adversárias generativas) semelhante ao que produz os famoso vídeos deepfakes, que estão se tornando cada vez mais populares.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X