Coronavírus: China determina o fechamento temporário de fábricas da Samsung e Foxconn

Coronavírus: China determina o fechamento temporário de fábricas da Samsung e Foxconn

Classificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como elevado o risco internacional do coronavírus, e muito elevado na China, país que já registra mais de 106 mortos pela nova doença, as movimentações em torno do mundo do hardware também começam a aparecer na terra do sol nascente. O governo local determinou o fechamento temporário de algumas fábricas da Samsung e Foxconn, duas gigantes do dos semicondutores, para evitar o contágio dos seus funcionários o novo vírus.

As fábricas que paralisadas estão localizadas em Suzho, uma cidade industrial localizada a oeste de Xangai. A previsão é que as operações retornem na segunda semana de fevereiro. Além da Samsung e da Foxconn, a decisão também afeta a gigante farmacêutica, Jonhon & Jonhson. Na China mais de 40 milhões de pessoas em 13 cidades na região de Wuhan – local em que os cientistas classificam como fonte primária do vírus, estão em condição de isolamento.

Evidentemente que essa paralisação terá um impacto significativo na produção e consequentemente nos preços dos produtos que dependem dos componentes produzidos por essas grandes empresas, vale relembrar que a Foxconn, por exemplo, é a gigante por trás da fabricação do iPhone, da Apple. Além de uma luta pela sobrevivência, o coronavirus também é um vilão contra a economia global. De acordo com o site Financial Times, o presidente  chinês Xi Jinping classificou o surto do coronavirus como um grande desafio em termos econômicos.

Ainda não há casos do Coronavrus no Brasil, mas Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SESMG) confirmou nesta segunda-feira (27) uma jovem de 22 anos foi internada em Belo Horizonte (MG) com suspeita de contaminação por Coronavírus. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou que há uma suspeita de coronavírus no Brasil. Segundo o site o Antagonista, a jovem de 22 anos internada esteve em Wuhan, cidade chinesa a partir da qual o vírus começou a se espalhar, e voltou ao Brasil na semana passada.

De acordo com informações da empresa norte-americana Moderna Therapeutics a vacina contra esse vírus já está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a previsão é que seja concluída em 3 meses.

O Ministério da Saúde orienta dez cuidados básicos que as pessoas podem ter para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X