Gartner: vendas mundiais de PCs cresceram 1,5% no segundo trimestre de 2019

Gartner: vendas mundiais de PCs cresceram 1,5% no segundo trimestre de 2019

Gartner, revelou que, após dois trimestres de queda, o mercado mundial de PCs cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2019. De acordo com levantamentos preliminares, as vendas no período totalizaram 63 milhões de unidades, superando a marca de 62 milhões de computadores vendidos no segundo trimestre de 2018.

“O crescimento das vendas mundiais de PCs no segundo trimestre de 2019 foi impulsionado pela atualização da base instalada no mercado corporativo e de negócios, com novos computadores com Windows 10. A demanda por PC Desktop foi forte, o que compensou o declínio nas vendas de PCs móveis (notebooks e tablets)”, diz Mikako Kitagawa, Analista Principal do Gartner.

“Além disso, há sinais de que a escassez de CPUs Intel no mercado está diminuindo, o que vinha gerando grandes impactos nos resultados dos últimos 18 meses. A falta desses chips afetou principalmente os pequenos e médios fornecedores, uma vez que as grandes fabricantes conseguiam se aproveitar desse cenário para crescer e tirar o espaço que as fábricas menores não conseguiam manter sem as CPUs.”

O Gartner prevê que a atual disputa comercial – e a potencial imposição de novas tarifas nas vendas internacionais – deverá adicionar mais incertezas às perspectivas de curto prazo para a demanda de PCs ao redor do mundo. “Embora a guerra comercial Estados Unidos-China não tenha impactado o mercado de PCs no segundo trimestre de 2019, a próxima fase das tarifas poderia ter um impacto significativo. A maioria dos notebooks e tablets são fabricados atualmente na China e as vendas desses dispositivos nos Estados Unidos podem sofrer aumentos significativos de preços se as tarifas punitivas forem impostas e os fornecedores não tomarem medidas rápidas para responder”, explica o analista do Gartner.

Durante o 2T19, os três principais fornecedores – Lenovo, HP e Dell – representaram 64,1% das vendas globais de PCs, em comparação com 60,7% registrados no mesmo período em 2018. Esses três principais fornecedores continuaram a ganhar participação no mercado de PCs aproveitando as demandas na área de negócios. Além disso, a escassez de oferta de CPUs da Intel, ao longo de todo o primeiro semestre do ano, também ajudou a acelerou essa tendência de expansão das fabricantes.

Notas: Os dados incluem PCs baseados em desktops, notebooks e premiums ultramóveis (como o Microsoft Surface), mas não incluem Chromebooks ou iPads. Todos os dados são estimados com base em um estudo preliminar. As estimativas finais estarão sujeitas a alterações. As estatísticas são baseadas em vendas de canais. Os números podem não representar o total mostrado devido ao arredondamento.

 

Você também deve ler!

IDC: gamers amenizam queda do mercado de PCs no Brasil

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X