Mais da metade dos computadores vendidos este ano terão SSD

Por: William R. Plaza

De acordo com as previsões da empresa japonesa Nidec, a oferta de HDs para computadores pessoais este ano será reduzida quase pela metade. Enquanto isso, a taxa de penetração dos SSD em 2019 deve aumentar para 60%. Essa transição natural está acontecendo devido a redução do custo dos chips de memória Flash Nand, e também às novas formas de produção, como o uso de memórias QLC – que tem um impacto na durabilidade das unidades de estado sólido, mas o preço para o consumidor final é mais baixo que modelos com TLC, por exemplo.

De acordo com Digitimes, custo mínimo de unidades de estado sólido de 512 gigabytes com interface PCI-Express caiu para US $ 47 enquanto o custo dos SATA alcançou US $ 45.  Na China os preços dos SSDs NVME de entrada com 512 GB atingiu 400 Yuan (cerca de US $ 57,8). Com esses valores, fabricantes e consumidores ficarão ainda mais propensos a substituir o HD pelo SSD. Para os próximos anos, a Intel prevê que SSDs PCIe serão responsáveis por 90% do mercado de unidades de estado sólido.

“Isso permite que mais fornecedores e consumidores substituam seus dispositivos de HDD por SSDs”, disse Gary Chen, presidente da Tem Group.  A companhia registrou um aumento de vendas em maio de 27,78% em relação à abril. A Adata, outra marca que aposta em unidades de estado sólido, teve um crescimento ainda mais expressivo. Crescimento de 29,87% em maio. Quando comparado ao mesmo período no ano passado o crescimento foi ainda mais significativo: 40,62%.

A redução do preço das unidades permitirá criar ainda mais valor agregado a determinados produtos, como os consoles. Sony e Microsoft já confirmaram que seus novos consoles terão o SSD como unidade de armazenamento. Essa decisão, por mais que o consumidor não saiba detalhes sobre como funciona o SSD, é importante para uma estratégia de mercado, já que o usuário terá a certeza que o jogo carregará mais rápido do que na geração passada.

Você também deve ler!

Intel lança no Brasil a série de SSDs 660p em modelos com até 2 TB de capacidade

ANÁLISE: SSD HyperX Fury RGB de 480 GB

ANÁLISE: SSD WD Black SN750 de 1 TB

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: