Em um ano, mais de 900 mil pessoas foram vítimas de jogos falsos com malware

Em um ano, mais de 900 mil pessoas foram vítimas de jogos falsos com malware

Com base numa análise realizada entre junho de 2018 e junho de 2019, a Kaspersky revelou que mais de 930 mil pessoas foram vítimas de jogos falsos que distribuem malware. Mais de um terço dos ataques concentram-se em apenas três jogos: Minecraft, GTA 5 e The Sims 4.

O principal jogo usado nos golpes foi o Minecraft, produzido pela Mojang.. O malware mascarado com esse jogo foi responsável por cerca de 30% dos ataques, com mais de 310 mil usuários atingidos. Em segundo lugar ficou o GTA 5, com mais de 112 mil alvos, em terceiro o The Sims 4, com quase 105 mil usuários atacados.

Os pesquisadores também descobriram criminosos tentando enganar os usuários para baixar arquivos maliciosos que se passavam por jogos não lançados. Foram observados pelo menos dez jogos em pré-lançamento, sendo que 80% deles referiam-se a FIFA 20, Borderlands 3 e Elder Scrolls 6.

Há meses observamos que os criminosos exploram o entretenimento para pegar os usuários de surpresa, sejam séries de programas de TV populares, estreias de filmes importantes ou videogames conhecidos. Isso é fácil de explicar, pois as pessoas ficam menos atentas quando querem apenas relaxar e se divertir. Se um usuário não espera encontrar malware em algo divertido que usou por anos, não é preciso uma ameaça avançada para que o vetor de infecção tenha êxito. Todos devem ficar alertas, evitar plataformas digitais não confiáveis e ofertas suspeitas, além de instalar uma solução de segurança e realizar verificações regularmente em todos os dispositivos usados para jogar”, afirma Maria Fedorova, pesquisadora de segurança da Kaspersky.

Para evitar ser vítima de malware disfarçados de jogos, a Kaspersky recomenda as seguintes medidas:

•    Só use serviços legítimos com reputação comprovada;
•    Preste mais atenção à autenticidade dos sites. Não acesse aqueles que permitem baixar jogos até estar seguro de que são legítimos e que seu endereço começa com ‘https’. Antes de iniciar o download, confirme se o site é genuíno, conferindo o formato da URL e a ortografia do nome da empresa;
•    Não clique em links suspeitos, como aqueles que oferecem a oportunidade de jogar um jogo que ainda não foi lançado;
•    Use soluções de segurança confiáveis, e que tenha um Modo Gamer, função que congela as tarefas rotineiras para que o processamento seja totalmente dedicado ao jogo. As únicas ferramentas que operam em segundo plano são aquelas responsáveis pela proteção contra mensagens de phishing, roubo de credenciais ou ataques de rede.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X