Cilada! Golpe do WhatsApp promete pacote de 100 GB de internet

Cilada! Golpe do WhatsApp promete pacote de 100 GB de internet

A empresa de segurança ESET descobriu um novo golpe que está sendo disseminado pelo WhatsApp. A trapaça da vez passa por uma mensagem com uma suposta promoção em que é oferecido um pacote de internet de 100 GB.

Ao clicar no link a vítima é direcionada para um questionário sobre o aplicativo. Entre as perguntas publicidades vão sendo exibidas. É justamente este o mote da trapaça, exibir propaganda para aqueles que clicam no link. O golpe também incentiva que o esquema continue sendo repassado. A pessoa é convidada a compartilhar o link com 30 pessoas.

A ESET ressalta que não há há evidências de que o sistema pegue informações pessoais das vítimas, ou que softwares maliciosos sejam instalados no aparelho durante o processo. “A monetização dessa campanha está diretamente ligada à entrega de anúncios massivos e sem autorização dos usuários”

“Recomendamos ter soluções de segurança robustas, tanto em dispositivos móveis quanto em desktops. Nas análises realizadas com proteção ativa, o acesso a essas páginas é filtrado pelo módulo antiphishing das soluções. Em qualquer caso, não podemos ignorar a importância da educação para os usuários, bem como manter-se informado sobre as ameaças e técnicas existentes para se proteger. Quanto mais cauteloso e informado for o usuário, menores serão as chances de clicar em phishings”, diz Luis Lubeck, especialista em segurança da informação da ESET América Latina.

Essa não é a primeira vez que um golpe via WhatsApp fala sobre pacote de internet. No ano passado a empresa brasileira de segurança PSafe relatou o golpe em que uma franquia de 20 GB era prometida.

A ESET também foi constatado um grupo de sites direcionados a repassar golpes utilizando promoções falsas com base em marcas como Adidas, Nescafé, Sopas Sorrel e Rolex Watches. Ao todo, são 66 sites falsos.

“Embora seja uma situação que já foi vista e relatada com domínios anteriores, a ESET destaca o número de sites indexados nesse caso específico, o que mostra como os criminosos por trás dessas campanhas procuram aumentar o número de ameaças que são lançadas no ciberespaço”, pontua a ESET em comunicado.

Essa não é a primeira vez que um golpe via WhatsApp fala sobre pacote de internet.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X