Após 27 anos, o lendário designer Jony Ive deixará a Apple

Após 27 anos, o lendário designer Jony Ive deixará a Apple

Sir Jonathan Paul Ive, mais conhecido como Jony Ive, o lendário designer, que numa dobradinha com Steve Jobs revolucionou o mundo da tecnologia, está deixando a Apple. Ive deixará a gigante de Cupertino no final do ano para se dedicar a sua própria empresa, a LoveFrom, companhia focada em design industrial, que iniciará suas atividades em 2020.

É possível afirmar que essa será uma das maiores baixas da história da Apple, Jony Ive e sua equipe desenvolveram o design de alguns dos produtos mais icônicos da era moderna. Entre os mais emblemáticos podemos citar: iMac, iPod, Macbook e, é claro, o iPhone!

Quando Jobs retornou para a Apple, em 1996, o britânico Ive, natural de Chinford, distrito no nordeste de Londres, já estava. Ele entrou para Apple em 1992. O retorno de Steve foi primordial para que o designer não “abandonasse o barco”. Na Biografia de Jobs, escrita por Walter Isaacson, é relatado que na época o objetivo de Ive era pedir as contas.

O designer, que viria marcar de vez seu nome na história nos anos seguintes, estava cansado da obsessão da empresa com a maximização de lucros, mais do que com o design dos produtos. Quem melhor que Steve Jobs para dar uma injeção de ânimo para Ive? Steve era um aficionado pelo design, essa relação não tinha como dar errado.

Na primeira reunião, desde seu retorno, realizada em 1997 com os principais diretores da Apple, Jobs declarou que o objetivo não era apenas ganhar dinheiro, mas fabricar grandes produtos. Essa foi a mensagem que Ive, que na época já dirigia a equipe de design da Apple, precisava ouvir.

Um dos produtos mais emblemáticos nessa nova fase dourada da Apple foi o iMac G3, apresentado em maio de 1998. É impossível esquecer sua carcaça translúcida, numa cor batizada de azul-bondi, em homenagem à cor da água de uma praia da Austrália. “Tentávamos transmitir a ideia de que o computador era mutável, dependendo das necessidades do usuário, de que era como um camaleão. É por isso que eu gosto da translucidez. Pode-se ter cor, mas parece não estático. E é visto como impertinente”, assim Ive definiu o design do iMac.

Ao Financial Times, Ive declarou que embora não seja mais empregado da Apple, continuará muito envolvido com a empresa por muitos anos. “Este parece um momento natural e gentil para fazer essa troca”, acrescentou o designer.

Tim Cook, CEO da Apple, descreveu Jony Ive como uma figura singular no mundo do design. Cook também acrescentou que este momento é uma evolução tanto para ele (Ive) quanto para a empresa, e reforçou, que o grupo de designers da Apple é o mais forte que já existiu.

A ruptura não será total. Um dos primeiros clientes da LoveFrom será a Apple. “A Apple vai continuar se beneficiar dos talentos de Jony, trabalhando diretamente com ele em projetos exclusivos, junto com o time brilhante e apaixonado que ele montou”, disse Cook.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X