Vazam dados de 49 milhões de usuários do Instagram

Por: William R. Plaza

Um banco de dados com 49 milhões de registros, incluindo informações de “influenciadores digitais”, celebridades e outras contas do Instagram foi descoberto no Amazon Web Services. A questão mais importante é que esse banco de dados está aberto a todos. Você nem precisa digitar uma senha para acessar esses dados. Este banco de dados foi revelado pelo pesquisador de segurança Anurag Sen.

A lista inclui não apenas dados de biografia e número de seguidores, mas também informações extremamente sensíveis, como localização, endereço de e-mail e número de telefone. De acordo com a investigação realizada por Sen, o responsável por esse banco de dados seria a empresa de marketing Chtrbox, de Muambi, na Índia. Após a repercussão do caso, a base de dados foi retirada do ar. A companhia ainda negou que o número de contas afetadas tenha sido tão significativo. A empresa fala que no máximo 350 mil pessoas foram afetadas pelo problema, por no máximo 72 horas.

O  Instagram se posicionou sobre o caso: “Estamos analisando o problema para entender se os dados descritos, incluindo e-mail e números de telefone, são do Instagram ou de outras fontes. Estamos investigando com o Chtrbox para entender de onde esses dados vieram e como se tornaram disponíveis publicamente.”

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: