Professor encontra no sótão da casa dos pais computador lançado pela Apple em 1983

Professor encontra no sótão da casa dos pais computador lançado pela Apple em 1983

John Pfaff, professor de direito da Fordham University, em Nova York, EUA, literalmente relembrou momentos felizes de sua infância, já que ao limpar o sótão da casa dos seus pais encontrou o seu computador Apple IIe, lançado em 1983.

Evidente que Pflaff não perdeu a oportunidade de testar se a máquina ainda estava funcionando. Ele levou o computador pra sua casa e colocou um disquete de um jogo antigo. O Apple IIe não só ligou como de cara apareceu uma mensagem perguntando se ele queria restaurar o save do game. O jogo testado pelo professor foi Adventureland, lançado em 1978. Esse game é o primeiro grande jogo comercial de ficção interativa, no qual os jogadores utilizam comandos em texto para desenrolar a narrativa.

Além de Adventurelandm, Pflaff também encontrou outros disquetes de jogos (MillionwareNeuromancer Olympic Decathlon) e também de trabalhos escolares. A experiência de reencontrar esse computador foi bastante significativa para o professor já que ele também encontrou uma carta que o seu pai, que faleceu há um ano, o escreveu em 1986, quando Pflaff, com apenas 11 anos, estava em um acampamento de verão.

O professor também não perdeu a oportunidade de fazer um teste de gerações, mostrar o computador da década de 80 aos filhos – o mais velho tem 9 anos. Uma geração que conheceu uma Apple totalmente diferente, uma empresa que aposta em dispositivos finos, com telas touchscreen e demais avanços de hoje. A reação você já pode imaginar. O garoto de 9 anos perguntou – “isso é um computador? Ele também apontou para os disquetes e perguntou o que era aquilo.

Apple IIe

O Apple IIe foi a terceira versão do lendário Apple II, lançado originalmente em 1977. No caso dessa versão aprimorada, a IIe, seu lançamento foi em janeiro de 1983, neste mesmo mês e ano a Apple lançou um dos grandes fracassos comerciais de sua história, o caríssimo Apple Lisa. Ambos chegaram dois anos depois do clássico dos PCs, o IBM PC.

O preço sugerido do Apple IIe em sua versão sem monitor e outros acessórios era de US$ 1395. A versão completa saia por US$ 1.995.

Para conquistar a atenção do público a gigante de Cupertino trouxe algumas novidades interessantes para o Apple IIe. Entre elas a introdução da função de letras maiúsculas e minúsculas, através das teclas Shift e Caps Lock. O computador também lidava com textos em 80 colunas ao invés de 40.

Anúncio da época do Apple IIe

O Apple IIe já vinha de fábrica com 64 kB de memória, e utilizava apenas 1/4 da quantidade de circuitos integrados que o seu antecessor. Esse computador também oferecia quatro teclas de navegação (setas); a versão anterior tinha apenas a seta para a esquerda e direita. O processador era o MOS 6502 ou 65C02, rodando a 1.023 MHz.

O Apple IIe foi descontinuado em 1993.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X