Este é o Nokia 9 PureView, primeiro smartphone com 5 câmeras na parte traseira

Este é o Nokia 9 PureView, primeiro smartphone com 5 câmeras na parte traseira

A Nokia continua apostando no mercado de smarpthones graças a HDM Global, que licencia a marca. O novo modelo revelado é o Nokia 9 PureView, que agora ocupa o posto do aparelho com a maior quantidade de câmeras na parte traseira, são 5 lentes, ah, detalhe: lentes Carl Zeiss, parceiro histórico da gigante finlandesa. Além da quantidade absurda o arranjo deles também é diferentão, uma espécie de floco de neve formado por lentes, além do flash e um sensor de profundidade.

O Nokia 9 PureView possui uma tela pOLED de 5,99 polegadas com tecnologia PureDisplay e suporte para HDR 10, resolução QHD+ (2880 x 1440px) e relação de aspecto 18:9. O corpo é em alumínio 6000 com Gorilla Glass 5 e corte de diamante. Há 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.  A bateria é de 3.320 mAh com tecnologia de carregamento rápido. O processador é Snapdragon 845 e a GPU é o Adreno 630. O aparelho conta com 6mm de espessura.

Na parte frontal a câmera é de 20 MP, porém o que chama atenção é o conjunto traseiro. São 5 câmeras de 12 MP, com detalhe que não há nenhuma protuberância, o que é um ponto positivo para o design do aparelho. Mas porque diabos um aparelho precisa de 5 câmeras? Bom, na verdade não precisa, isso acaba sendo uma decisão do fabricante, vide o caso do Google com a sua linha Pixel, que investe bem mais no quesito software e com um único sensor faz “mágica”, mas no geral o bate muito na tecla do hardware, investir cada vez mais em componentes, e isso passa pela quantidade deles.

O Nokia 9 PureView é o primeiro modelo do mundo a contar com 5 lentes na parte frontal. A companhia explica que eles estão divididos em dois grupos: três sensores são monocromáticos – capturam imagens em preto e branco; os outros dois sensores capturam cor. Essa combinação garante melhores resultados pontos fundamentais para o resultado de uma fotografia: balanço de braco e exposição.

A Nokia também bate na tecla que esse conjunto de 5 sensores desempenham melhor que um. A companhia diz que os cinco sensores coletam 10 vezes mais luz do que é capaz de receber um único sensor, com a mesma quantidade de MP (12), abertura (f/1.,8). Além disso, há um coprocessador dedicado que corrige a exposição e o balanço de branco para cada uma das cinco câmeras, enquanto o efeito bokeh pode ser corrigido mesmo na pós-produção.

Confira duas imagens divulgadas pela HDM Global que mostram o resultado do conjunto de câmeras do Nokia 9 PureView:

O Nokia 9 PureView também conta com carregamento sem fio integrado, desbloqueio facial e leitor de digitais embutido na tela. O sistema operacional é o Android 9.0 Pie.

Especificações Nokia 9 PureView

  • Tela: PureDisplay pOLED de 5.99 “18: 9 QHD +;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 845;
  • Memória RAM: 6 GB LPDRR4X;
  • Armazenamento interno: 128 GB UFS 2.1;
  • Câmera frontal: 20 MP;
  • Câmeras traseiras: 12MP 2xRGB com 1.25um pixels, AF, abertura f / 1.8, monocromático 12MP 3x com 1.25um pixels, abertura AF e f / 1.8 | Flash LED dual tone;
  • Bateria: 3320mAh com suporte para carregamento rápido e Qi Wireless (10W);
  • Conectividade: 4G LTE Cat. 16 4×4 MIMO, WiFi 802.11ac, Bluetooth 5.0, NFC, ANT +, GPS + GLONASS_BDS, USB Tipo-C;
  • Biometria: sensor de impressão digital abaixo da tela e reconhecimento facial;
  • Dimensões: 155x75x8mm;
  • Peso: 172 gramas;
  • Sistema operacional: Android 9.0 Pie.

Preço e disponibilidade

O Nokia 9 PureView será lançado em março de 2019 por US$ 699.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X