Especificações da Versão 1.0 do PCI Express 5.0 serão finalizadas neste trimestre

Especificações da Versão 1.0 do PCI Express 5.0 serão finalizadas neste trimestre

A organização PCI-SIG, responsável por promover e padronizar a tecnologia PCI Express, anunciou a versão 0.9 das especificações do padrão PCI Express 5.0. Até o fechamento deste trimestre a organização lançará a versão final, a 1.0. O novo padrão será lançado praticamente num estágio em que a versão 4.0 aina nem emplacou, já que começou a ser utilizada no segmento de servidores em 2017 e no segmento desktop ainda nem fez uma esteia. Os primeiros processadores suportados foram apresentados pela AMD na CES 2019, a linha Ryzen 3000. A expectativa é que esses processadores cheguem ao mercado no segundo ou terceiro trimestre.

Estamos entusiasmados com os recursos revolucionários e sem precedentes do PCIe 5.0 e temo como meta publicar a Versão 1.0 no primeiro trimestre de 2019, diz a PCI-SIG em comunicado.

A ideia da PIC-SIG é deixar que os padrões coexistam no mercado. PC Express 4.0 mais direcionado ao consumidor final e a versão 5.0 para HPC (High Performance Computing), desenvolvimento da IA e machine learning.  O padrão PCI Express 4.0 garante uma largura de banda de 64 GB / s, enquanto PCI Express 5.0  é 128 GB / s. Em ambos os casos, será usada a codificação 128b / 130b com redundância de 1,5%, que estreou com o padrão atual PCI Express 3.0. Além disso, o PCI Express 5.0 trará uma série de outras mudanças, por exemplo, melhorando a integridade do sinal devido a melhorias no componente elétrico. Há também compatibilidade com versões anteriores do PCI Express (4.0, 3.x, 2.xe 1.x)

 

De acordo com a organização responsável pela padronização o lançamento da especificação final do PCI Express 5.0, apenas um ano e meio depois do PCI-E 4.0, é explicado pelo fato de que o trabalho sobre o PCI Express 4.0 demandou um longo período de sete anos.

Os primeiros dispositivos com a nova interface aparecerão ainda este ano, e em 2020 o padrão será mais comum, para o consumidor final essa previsão deve ser ampliada em mais um ano.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X