Alerta! Criminosos clonam contas de WhatsApp para extorquir dinheiro

Alerta! Criminosos clonam contas de WhatsApp para extorquir dinheiro

Além dos golpes já conhecidos do WhatsApp, em que promoções ou prêmios mirabolantes são oferecidos aos usuários com o intuito de roubar informações pessoais dos desavisados ou repassar malwares há uma trapaça mais complexa rondando pelo mensageiro instantâneo mais utilizado no Brasil, a clonagem de contas. Com ela o criminoso se passa por um familiar ou amigo da vítima e pede uma transferência de dinheiro para uma determinada conta.

O golpe, bem mais engenhoso que repassar um link malicioso via grupo, passa pelo criminoso obtendo dados pessoais de um usuário, em seguida ele liga para uma companhia telefônica se passando pelo cliente e habilita um novo chip de celular com o mesmo número. Tendo o mesmo número da vítima o criminoso entra em contato com algum dos amigos ou parentes da vítima e pede dinheiro.

Em declaração ao site da Folha de S.Paulo, uma professora de 51 anos que pediu para não se identificar disse que uma amiga ‘super certinha’ a chamou no privado para pedir dinheiro emprestado. O criminoso se passando pela amiga da vítima disse que precisava de R$ 2.270 para pagar uma conta com urgência “Ela me garantiu que depositaria o valor no dia seguinte. Como a conheço e sei que é uma pessoa correta, fiz a transferência”, relata a vítima.

Alguns dias depois o mesmo perfil pediu mais R$ 2.000. “Entrei no Facebook da minha amiga e nele havia uma mensagem afirmando que o Whatsapp dela havia sido clonado e estavam pedindo dinheiro em nome dela”, conta. A policia conseguiu desvendar o caso, o responsável pelo golpe era um adolescente de 17 anos.

A amiga, que teve a conta clonada, relata que também tentaram extorquir dinheiro da filha dela. “Minha filha me ligou umas 20h perguntando se eu estava bem. Aí, falou que eu havia pedido dinheiro, mas ela desconfiou e, aí, percebemos que minha linha havia sido clonada.”

Até o cancelamento da linha, que demorou um dia pra ser concluído, os criminosos entraram em contato com mais três amigas dela. Felizmente essas não caíram no golpe.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o golpe é de conhecimento dos bancos. Cada um deles segue uma política de ressarcimento.

Como se proteger da clonagem do WhatsApp?

A principal forma de evitar a clonagem de contas, através de um próprio recurso de segurança disponível no próprio WhatsApp, é a verificação em duas etapas. Como explica o WhatsApp em seu site oficial ao ativar a verificação em duas etapas  qualquer tentativa de verificação do seu número de telefone no WhatsApp terá de ser acompanhada por um PIN de seis dígitos criado por você através deste recurso.

Para ativar siga os seguintes passos: Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar.

WhatsApp

Após ativar o recurso, você terá a opção de inserir seu endereço de email. Este endereço de email será utilizado para que o WhatsApp possa lhe enviar um link para desativar a verificação em duas etapas caso você esqueça o PIN e também para ajudar a proteger a sua conta.

As demais dicas de segurança são procedimentos que, obrigatoriamente, devem ser seguidos:

  • Não confie em tudo que é repassado via WhatsApp; em muitos casos são links que o intuito será obter suas informações pessoais;
  • Desconfie de ligações ou mensagens inesperadas que o teor do assunto envolva alguma premiação ou um certo terror psicológico. Casos de sequestros falsos de amigos ou parentes comunicados via ligações ainda são bem comuns
  • Caso desconfie que foi vítima de uma clonagem, registre boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, e ligue para a operadora e bloqueie do número.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X