Puma RS-Computer, um dos “smart tênis” mais legais da história é relançado

Puma RS-Computer, um dos “smart tênis” mais legais da história é relançado

A Puma relançou um dos wearables mais legais da história, o Puma RS-Computer, tênis com uma unidade na parte do calcanhar que através de um chip registrava a distância percorrida, calorias e o tempo gasto na corrida ou caminhada.

Hoje em dia esse tipo de métrica pode ser consultada por outros tipos de vestíveis, como as pulseiras fitness, mas nenhuma delas tem o “charme” desse clássico oitentista da Puma. “Um tênis de corrida lançado em 1986, considerado extremamente avançado para o seu tempo, revolucionou a maneira como os corredores treinavam”, ressalta a Puma numa postagem sobre a nova edição do RS-Computer.

O primeiro tênis a incorporar um chip  para monitoramento da atividade física foi feito pela concorrente história da Puma, a Adidas, que lançou dois anos antes (1984), o Micropacer.  

Micropacer
Adidas Micropacer (1984)

Assim como a edição original apenas 86 pares, numerados, foram produzidos. No caso da versão dos anos 80 os resultados aferidos pelo chip podiam ser consultados através dos computadores Apple IIe, Commodore 64 e IBM PC. A conexão era feita por um cabo com conector de 16 pinos.

Primeira versão do Puma RS-Computer
Primeira versão do Puma RS-Computer

A versão 2018 do tênis traz os benefícios que o passar do tempo garante para o progresso tecnológico. O tênis se conecta aos smartphones via Bluetooth com a consulta dos dados feita por um App disponível para Android e iOS. O design do tênis está praticamente o mesmo da versão original, mantendo inclusive a enorme protuberância da unidade localizada no calcanhar – a maior característica do Puma RS-Computer.

A nova versão também conta com acelerômetro de 3 eixos e memória capaz de armazenar os resultados por 30 dias. Há também LEDs que indicam o status da bateria, que pode ser recarregada por cabo USB. O interior do tênis é acolchoado em couro e conta com a tecnologia Multiplex Four na entressola.

As 86 versões do novo Puma RS-Computer estão sendo vendidas apenas nas lojas da Puma em Tóquio, Londres e Berlim e através do site oficial da companhia nos EUA e Japão. Consultamos o site da Puma, e, como já era previsto, já está esgotado! O preço sugerido é US$ 500.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X