45% mais desempenho: Qualcomm anuncia o Snapdragon 855

45% mais desempenho: Qualcomm anuncia o Snapdragon 855

Durante a conferência Snapdragon Tech Summit 2018 a Qualcomm anunciou seu novo processador que equipará os melhores smartphones em 2019, o Snapdragon 855. O SoC promete entregar 45% mais performance que a melhor opção da Qualcomm no ano passado, o Snapdragon 845. Esse é o maior salto de performance entre gerações promovido pela família Snapdragon.

Além de ser baseado no processo de fabricação 7nm, da TSMC, a Qualcomm traz uma novidade bem interessante em termos de divisão dos núcleos, um cluster 4+3+1 chamado “Prime Core” São quatro núcleos de baixo consumo energético rodando com até 1.8 GHz, três núcleos de alta performance, que rodam com até 2,4 GHz, e mais um núcleo, rodando com o clock mais elevado, 2.8 GHz. O novo SoC também suporta até 16 GB de RAM LPDDR4X de 2.1333 MHz, Bluetooth 5.0 e USB 3.1. Com a tecnologia de carregamento rápido, o Quick Charger 4.0 será possível completar 50% da carga em 15 minutos.

Os primeiros smartphones compatíveis com redes 5G serão lançados no primeiro semestre de 2019. O Snapdragon 855 está pronto para oferecer compatibilidade com a quinta geração de conectividade móvel, porém é importante destacar que cabe as fabricantes escolher se irá ou não oferecer o recurso, já que por padrão o novo processador da Qualcomm traz o modem X24 – voltado para conexões 4G LTE.

5h

Para oferecer o 5G é preciso promover uma troca, sai o X24 e entra o modem X50, porém essa troca refletirá no preço final do projeto, e consequentemente em um aparelho mais caro para o consumidor. Mesmo em 4G o Snapdragon 855 já é bem impressionante, já que é a primeira plataforma móvel a atingir velocidade de 2 Gb/s. Com o modem para 5G o SoC é capaz de se conectar em faixas sub-6 (até 6 GHz), quanto em mmWave (frequências acima de 24 GHz).

A parte gráfica é comandada pela GPU Adreno 640, que promete entregar 20% mais performance que a geração anterior, mantendo a estabilidade mesmo em longas sessões de uso intenso, além de contar com suporte Vulkan 1.1, assim como o OpenGL ES 3.2 e o OpenCL 2.0 FP, codec de reprodução HDR, para adicionar suporte a HDR10 +, HDR10 e Dolby Vision. Esse conjunto de features suportadas casam com o sistema Snapdragon Elite Gaming, que irá beneficiar o público gamer, com ferramentas que irão impactar positivamente a performance do dispositivo durante a jogatina, e que reacende a possibilidade de novos versões de smartphones gamer sejam lançados.

Snapdragon 855

O SoC é capaz de gerenciar uma tela 4K HDR ou 2x monitores externos 4K HDR. A reprodução de vídeos em VR 360º com resolução 8K também é garantida pelo chip. Fotos podem agora ser salvas no formato HEIF, que ocupa 50% menos espaço que o jpeg.

O Snapdragon 855 é o primeiro processador a oferecer suporte ao Wi-Fi (802.11ax) – velocidade teórica máxima de 14 Gb/s, e ao protocolo de segurança WPA3. Este também é o primeiro processador a oferecer suporte ao protocolo wireless 802.11ay, que permite trabalhar na frequência de 60 GHz, e taxa de transferência de 10 Gb/s.

O processador de imagem, o Qualcomm Spectra 380, que integra diferentes componentes para oferecer funções avançadas de fotografia e vídeo, é o primeiro ISP com visão computacional (CV-ISP) no mundo. Ao mesmo tempo, oferece até 4 vezes mais economia de energia. A Qualcomm também demonstrou que agora é possível gravar vídeos em 4K HDR10+ a 60 quadros por segundo com efeito bohek -o fundo desfocado.

Com esse processador a Qualcomm inicia a quarta geração do motor de inteligência artificial através do processador de sinal digital (DSP) Hexagon 690. De acordo com a Qualcomm essa nova geração do motor de IA é capaz de atingir até 7 trilhões de operações por segundo – três vezes mais desempenho que a geração passada.

Snapdragon 855

A experiência de áudio também aprimorada com a nova adaptação do codec de áudio  aptX  e apoio ao TrueWireless Stereo. Fornecendo a melhor experiência de áudio em gadgets wireless, combinando qualidade de áudio com baixa latência. Em termos de câmera há suporte para câmeras duplas ou triplas de até 22 megapixels, ou uma única câmera de até 48 megapixels.

Com o Snapdragon 855 os smartphones com leitor de digital sob a tela se tornarão mais populares, graças à tecnologia 3D Sonic Sensor. Além da precisão da leitura com a implantação dessa tecnologia os usuários poderão desbloquear o aparelho com a digital mesmo que os dedos estejam molhados ou até mesmo engordurados.

Agora só nos resta esperar. Os primeiros aparelhos com o Snapdragon 855 serão demonstrados no primeiro semestre de 2019.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X