Neural Compute Stick 2, Intel lança novo acelerador de redes neurais

Neural Compute Stick 2, Intel lança novo acelerador de redes neurais

Durante a AI DevCon. sua primeira conferência de desenvolvedores dedicada à Inteligência Artificial, realizada em Pequim, a Intel apresentou a segunda versão seu acelerador de redes neurais, o Neural Compute Stick 2. Assim como na primeira versão, o dispositivo é USB (3.0), porém o salto de performance entre gerações é bem significativo. A gigante de Santa Clara diz que essa versão é 8 vezes mais poderosa que a primeira.

Os envolvidos no segmento de inteligência artificial serão beneficiados com esse dispositivo. O gadget é voltado para desenvolvedores e pesquisadores que implementam modelos de visão computacional. Esse ramo trata diretamente da possibilidade da máquina analisar, processar e entender uma ou mais imagens captadas, por sistemas de CFTV, por exemplo. Além da questão do monitoramento essa tecnologia também pode ser utilizada para ensinar linguagens a sistemas de inteligência artificial.

Neural Compute Stick 2

O grande trunfo do Nerual Compute Stick 2 é a sua unidade de processamento de visão, do inglês VPU, Movidius Myriad X, desenvolvido pela Movidius, empresa que faz parte do grupo da Intel desde 2016.

“A primeira geração do Intel Neural Compute Stick trouxe uma comunidade inteira de desenvolvedores de IA para a ação com um formato e preço que não existia antes. Nós estamos empolgados para ver o que a comunidade cria a seguir com uma forte melhoria no poder de computação permitido pelo novo Neural Compute Stick 2”.
– Naveen Rao, vice-presidente corporativo do AI Products Group da Intel.

 

Tanto a versão antiga quanto a nova são compatíveis com qualquer PC com porta USB 3.0 e não requer nenhum outro hardware. Portanto, é possível conectar o Neural Compute Stick 2 a um Raspberry Pi para aproveitar seu desempenho computacional.

Por enquanto, o Neural Compute Stick 2 é compatível com Linux, mas a Intel diz que em breve chegará o suporte ao Windows ML.

Preço e disponibilidade

O Neural Compute Stick 2 já está disponível na Europa, Oriente Médio e Ásia. O preço sugerido é R$ 99 (R$ 370, em conversão direta)

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X