Western Digital anuncia o UltraStar DC HC620, primeiro HD com 15 TB

Western Digital anuncia o UltraStar DC HC620, primeiro HD com 15 TB

A Western Digital anunciou o primeiro HD com 15 TB de capacidade, trata-se do UltraStar DC HC620, voltado para o público corporativo. Para alcançar tal capacidade a WD recorreu ao processo de gravação SMR e o preenchimento com hélio.

Essa dobradinha garante uma maior densidade, o que possibilita a inclusão de discos mais finos, que formam a capacidade total do disco rígido. O HD terá versões tanto baseadas em SATA 6 Gbps (consumo de 6.4 Watts) ou SAS 12 Gbps (consumo de 8.3W). O buffer é de 512 MB e o fator de forma é 3,5 polegadas.

Internamente há 8 prato, divididos entre 1.75 TB e 1.85 TB, de capacidade, cada, atingindo velocidade de leitura e escrita sequencial de 255 MBs, recorde de um HD com processo de gravação SMR (Shingled Magnetic Recording), superando o modelo de 14 TB, lançado pela WD no ano passado, por intermédio da sua subsidiária HGST, que alcança 233 MB/s.

O disco é baseado no WD Ultrastar DC HC620 de 14 TB, lançado no ano passado, que também adota o processo SMR, o preenchimento com hélio e 8 discos internos. Para alcançar os 15 TB no novo modelo, a WD elevou a densidade de gravação, que passou de 1.034 gigabytes por polegada quadrada no modelo de 14 TB, para 1.108 gigabytes por polegada quadrada no de 15 TB.

UltraStar DC HC620

A escalada dos discos rígidos com modelos cada vez mais parrudos, em termos de armazenamento, está totalmente ligado com o processo SMR, que permite aumentar em 16% a capacidade em cada prato, quando comparado com o método CMR (Conventional Magnetic Recording).

“Estabelecendo uma nova barra para o TCO, o HDD SMR de 15TB gerenciado pelo host Ultrastar está bem posicionado para cargas de trabalho de nuvem de hiperescala e data center tradicional, incluindo grandes iniciativas de vigilância de vídeo, armazenamento para conformidade regulatória e armazenamento de Big Data” disse a empresa através de um comunicado de imprensa.

Em relação a característica dele ser selado por Hélio, a WD explica que o UltraStar DC HC620, é baseado na quinta geração  do HelioSeal. Essa tecnologia, permite que mais discos sejam empilhados internamente, já que eles podem ficar mais próximos. As demais vantagens de HDs selados por hélio são: menos atrito, os discos podem girar mais rápido, menos sobrecarga ao motor, o que garante menor consumo de energia e impacto na vida útil do disco.

O MTBF, período médio entre falhas, é de 2.5 milhões de horas, e a garantia é de 5 anos.

Preço e disponibilidade

O UltraStar DC HC620 estará disponível a partir do terceiro trimestre para clientes selecionados. O preço não foi revelado

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X