TIM é a operadora com mais reclamações em telefonia móvel no Brasil

TIM é a operadora com mais reclamações em telefonia móvel no Brasil

De acordo com dados recentes revelados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em relação ao número de reclamações contra as operadoras de telefonia móvel, TV e internet entre janeiro e junho de 2018, a TIM é a líder de reclamações na categoria telefonia móvel.

Dos 701,5 mil registros, 280,1 mil foram contra a Tim. A lista é completada com a Claro (147,7 mil), a Vivo (146,8 mil), a Oi (94,1 mil) e a Nextel (30,5 mil)

Em relação ao ranking de participação de mercado na telefonia móvel, a Vivo segue na liderança, com 32% (75 milhões de clientes), seguido pela Claro (25% – 59 milhões de usuários), Tim (24% – 56 milhões de clientes) e Oi (16% – 38 milhões de clientes).

Ao todo foram registradas 1.493.000 reclamações, que além da telefonia móvel, englobam queixas em telefonia fixa, tv por assinatura e banda larga fixa. Embora o número total seja bem significativo, a Anatel diz que em relação ao mesmo período de 2017 houve uma redução de 15,6%. A categoria que mais recebeu reclamações foi a telefonia móvel (701,5 mil), seguido pela telefonia fixa (340 mil), banda larga (246 mil) e TV por assinatura (195 mil).

“Em seis meses, a TV por assinatura registrou queda de 20,4% nas reclamações em relação ao mesmo período de 2017; a telefonia móvel registrou uma redução de 17,5% nas queixas; a telefonia fixa registrou diminuição de 14,6% nas reclamações e a banda larga fixa registrou decréscimo de 8,7% das queixas.” – comunicado da Anatel

Confira abaixo o ranking das reclamações em cada categoria:

Telefonia móvel / Principal reclamação: cobrança (pós-pago) e crédito (pré-pago)

  • Tim: 280.100
  • Claro: 147.700
  • Vivo: 146.800
  • OI: 94.100
  • Nextel: 30.500

​Telefonia fixa / Principal reclamação: cobrança

  • Oi: 171.100
  • Vivo: 111.400
  • NET: 41.800

TV por assinatura / Principal reclamação: cobrança

  • NET: 70.700
  • Sky: 70.300
  • Vivo: 17.000
  • OI: 15.500
  • Claro: 20.000

Banda larga fixa / Principal reclamação: qualidade

  • Oi: 90.000
  • Vivo: 71.500
  • NET: 45.000

 

A Anatel recebe as reclamações pelos seguintes canais de atendimento: pelo telefone 1331, pelo Fale Conosco, pelo app Anatel Consumidor e presencialmente na Sala do Cidadão. As empresas têm o prazo de cinco dias úteis para dar resposta ao consumidor.


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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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