Samsung começa a apostar em SSDs SATA III com memória QLC NAND para o consumidor final

Samsung começa a apostar em SSDs SATA III com memória QLC NAND para o consumidor final

 

Em menos de duas semanas tanto a Intel quanto a Samsung anunciaram que estão investindo em SSDs com memórias QLC – 4 bits por célula. A primeira delas é a Intel que lançou um SSD NVMe (Intel 660p) baseado nessas memórias. A segunda é a Samsung, que confirmou a produção em massa do seu primeiro SSD SATA para consumidor baseado em chips QLC NAND.

Essas novas opções de SSD QLC caminham pelo mesmo objetivo: oferecer SSDs que o custo por giga seja mais em conta, entregando unidades com mais capacidade de armazenamento por um melhor preço. No caso da Intel ainda tem o diferencial de ser baseado no protocolo NVMe, o que garante taxas de leitura e escrita bem mais elevadas que os modelos SATA III.

Porem é sempre bom lembrar que quanto mais bits por célula, fazendo com que as células adotem mais estágios na forma como grava os dados, tem impacto direto na performance e durabilidade, já que entrega menos ciclos de clock. Evidentemente a indústria sempre adota alguns “jeitinhos” para contornar os problemas, como mecanismos de correção de erro ou de redução de desgaste.

Em relação ao desempenho a forma mais comum que essas unidades com mais bits por célula costumam adotar é utilizar um cache de memória SLC, que apresenta o melhor cenário, já que grava apenas um bit por célula. Essa nova unidade da Samsung utiliza essa tática.

A companhia declara que esse novo SSD baseado em chips V-NAND-64 camadas de 1 Tbit consegue alcançar 540 MB/s de leitura sequencial e 520 MB/s de escrita sequencial, graças ao buffer de SLC e a tecnologia TurboWrite, que escreve dados nesse cache antes de “acionar” o QLC. Porém é preciso ficar atento, já que ao preencher quase que por completo a unidade, a memória utilizada na escrita não será mais a SLC e sim a QLC, o que com certeza irá comprometer o desempenho.

Essas novas unidades que utilizam o fator de forma de 2,5 polegadas serão comercializadas em três capacidades de armazenamento: 1 TB, 2 TB e 4 TB. A garantia é de 3 anos. A controladora utilizada é o Samsung MJX – utilizado nos SSDs 860 EVO que utilizam memória TLC.

“O novo SSD SATA de 4-bit da Samsung vai representar uma massiva mudança para os consumidores de SSDs com 1TB ou mais. Conforme nós expandimos nossa linha através de segmentos de consumidores para o empresarial, os produtos de SSD de 4-bits de 1TB ou mais irão se espalhar rapidamente por todo o mercado” – Jaesoo Han, vice-presidente executivo de vendas de memórias da Samsung.

A data de lançamento e preço não foram revelados. Além dessas unidades de 2,5 polegadas QLC para o usuário final, os planos da Samsung incluem também o lançamento de SSDs NVMe QLC para clientes corporativos.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X