Pela primeira vez em seis anos mercado global de PCs registra crescimento

Pela primeira vez em seis anos mercado global de PCs registra crescimento

Quem acompanha o mercado de PCs, sabe muito bem que desde 2012 os números são dramáticos, com quedas sobre quedas das vendas. No segundo trimestre a queda foi 4,3% – a pior em 10 anos. Porém há um panorama de crescimento que vem sendo destacada por analistas.

A empresa que consultoria Gartner, a mesma que divulgou a pior queda do mercado de PCs em 10 anos, destaca agora que que foram entregues 62,1 milhões de unidades de computadores no segundo trimestre de 2018. Esse número representa crescimento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Na análise são incluídas as vendas de desktops, notebooks, ultraportáteis (como o Microsoft Surface).  A IDC, outra grande empresa de consultoria, divulgou números mais otimistas, de acordo com seu relatório o crescimento foi de 2,7% / 62.3 milhões de unidades vendidas.

No Brasil também foi registrado um bom momento para o mercado de PCs. De acordo com a IDC, no primeiro trimestre, foram comercializados 1,34 milhão de equipamentos, ou seja, 21% a mais do que o registrado no mesmo período de 2017, quando foram vendidas 1,1 milhão de máquinas. 

Os líderes do mercado de PCs no segundo trimestre foram as empresas Lenovo e HP, cada uma com uma participação de 21,9%. Em terceiro lugar está a Dell, com 16,8%, em quarto aparece a Apple com uma participação de 7,1%, e fechando o Top 5 temos a Acer, com 6,4%.

Entre os principais motivos que levaram ao crescimento do mercado de computadores, há o uso generalizado do Windows 10, o aumento da concorrência entre a Intel e a AMD no mercado de processadores e a popularização do segmento gaming, que levou os consumidores a substituir ou atualizar seus sistemas.

O Gartner destaca que esse crescimento foi impulsionado pelo setor profissional, compensando a queda do segmento de consumo. Para o usuário final nada mudou, as pessoas cada vez mais estão utilizando seus smartphones para tarefas do cotidiano, como verificação de mídia social, calendário, acesso ao internet banking e compras.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X