TIM ativa rede 4G na faixa de 700 MHz no Rio de Janeiro, em Curitiba e em Goiânia

TIM ativa rede 4G na faixa de 700 MHz no Rio de Janeiro, em Curitiba e em Goiânia

 

TIM anunciou que ativoua o 4G com frequência de 700 MHz nas cidades do Rio de Janeiro, de Curitiba e Goiânia, chegando ao marco de 1.008 municípios que operam na frequência. Com essa nova faixa, a operadora diz que amplia de forma significativa sua capacidade e sua cobertura indoor e outdoor nas capitais, garantindo uma evolução da experiência de uso dos clientes cariocas. Além da 700MHz, TIM já opera nas faixas de 1800 MHz e 2600 MHz no 4G, além de oferecer todos os aparelhos do portfólio atual já habilitados para a frequência de 700 MHz.

A TIM já trabalha na frequência 700 MHz em mais de 1.000 cidades. No começo deste ano, a operadora anunciou que prevê o investimento de R$ 12 bilhões no triênio 2018-2020. A companhia pretende ampliar ainda mais a rede 4G chegando a mais de 4.000 cidades até 2020 e alcançando 96% da população urbana coberta, levando a cobertura de fibra a três milhões de casas no Brasil e ativando a tecnologia de quarta geração na frequência de 700 MHz em todas as cidades.

 A operadora foi a primeira a utilizar a agregação de três frequências (1.800 MHz, 2.600 MHz e 700 MHz, nos locais onde já houve a ativação), melhorando principalmente a experiência indoor de navegação móvel de seus usuários. “Hoje, mais de 80% do tráfego gerado nos smartphones dos clientes do Rio de Janeiro vem da tecnologia de quarta geração, que contam com uma velocidade mais alta e uma latência menor (tempo de resposta de dados mais curta)”, explica a TIM.

“A ativação da frequência 700 MHz nestas cidades é mais um passo na evolução da oferta de rede da TIM e na nossa busca em proporcionar a melhor experiência e os melhores serviços para nossos clientes. Ultrapassar a marca de 1.000 municípios operando nesta faixa é uma consequência do investimento que a operadora tem feito em infraestrutura e demonstra a importância estratégica que a exploração do 700 MHz tem para a TIM. A ativação desta frequência é essencial para o contínuo incremento da performance da rede 4G e para o processo de digitalização do país”, destaca Leonardo Capdeville, VP de Tecnologia da TIM Brasil.

A rápida e consolidada expansão da rede permitiu que soluções como a voz em HD (VoLTE), pudessem ser lançadas em mais de 1.501 cidades até agora. O VoLTE garante chamadas em alta definição de voz e sem ruídos. Com a tecnologia, o consumidor pode efetuar e receber chamadas por meio da rede LTE com eficiência e estabilidade, podendo também realizar ligações para telefones fixos sem consumir a franquia de dados. Entre suas principais vantagens, estão a possibilidade de navegar simultaneamente utilizando o 4G, redução do consumo de bateria e diminuição do tempo de estabelecimento da ligação, que cai de oito para dois segundos, em média.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X