EUA inaugura o Summit, supercomputador mais poderoso do mundo

EUA inaugura o Summit, supercomputador mais poderoso do mundo

Capacidade de realizar 200 quadrilhões de cálculos por segundo (200 petaflops), cerca de 9.200 processadores IBM Power9, cada um com 44 núcleos (404.800 núcleos no total), quase 28 mil chips gráficos Nvidia Tesla V100 e 250 petabytes de armazenamento e 10 petabytes de memória.

Esses são alguns dos números do impressionante supercomputador americano intitulado Summit (também conhecido como OLCF-4), construído pela IBM em pareria com a NVIDIA, fica localizado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, um instituto de pesquisa no estado de Tennessee financiado pelo governo dos EUA.

Orçado em US$ 200 milhões, o Summit ocupa agora o topo da lista dos supercomputadores mais poderosos do mundo, ultrapassando o chinês Sunway TaihuLight, que conta com uma capacidade de 125 petaflops. Desde junho de 2013 os EUA não assumiam a liderança entre os supercomputadores mais poderosos. 

A IBM afirma que o Summit é o primeiro supercomputador projetado do zero com o objetivo de concentrar tarefas de aprendizado de máquina, redes neurais e outras aplicações baseadas em inteligência artificial. Esse supercomputador é o substituto do Titan, o sistema que há apenas oito meses ocupava a quinta posição no mundo. 

As tarefas que serão realizadas pelo Summit incluem pesquisas sobre na detecção de doenças, através da exploração do genoma humano, e colocará toda sua capacidade computacional para encontrar possíveis áreas de cura.

O Summit depende de um grande sistema de refrigeração que utiliza 15.140 litros de água por minuto. Tudo está conectado por quase 300 metros de cabo de fibra ótica, e de acordo com os responsáveis, seu peso é maior que o de uma aeronave comercial. Essa super máquina ocupa 520 m² no Laboratório Nacional de Oak Ridge.

Basta agora a lista atualizada do Top 500 dos supercomputadores mais poderosos do mundo ser divulgada, com o Summit na liderança. Infelizmente, desde novembro do ano passado, o Santos Dumont, supercomputador brasileiro, não faz mais parte do ranking. A melhor colocação alcançada por ele foi a 364ª posição, em 2016.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X