Computex 2018: ASUS anuncia o smartphone gamer ROG Phone

Por: William R. Plaza

Juntando-se ao Razer Phone, Nubia Red Magic e Black Shark, o mercado de smartphones gamers, que parece que realmente está se tornando a nova modinha que os fabricantes estão querendo emplacar, ganhou um novo integrante: ROG Phone. Modelo anunciado hoje pela taiwanesa ASUS, durante a Computex 2018, maior evento de hardware do mundo.

Além de ser o primeiro smartphone rotulado como gamer da ASUS o ROG Phone é o um novo tipo de produto para a classe ROG (Republic Of Games), divisão de componentes de alto desempenho da gigante taiwanesa. Essa divisão é bastante popular no segmento de placas-mãe, placas de vídeo, monitores, notebooks e desktops gamers.

O ROG Phone é baseado em uma tela de 6 polegadas com resolução Full HD+ (2160×1080 pixels) com formato 18:9. O tempo de resposta é de 1ms e a taxa de atualização é de 90 Hz. A renderização de cores também está no nível mais alto – o modelo fornece uma cobertura de 108,6% do espaço de cores DCI-P3 e possui suporte a HDR.

O processador é o Qualcomm Snapdragon 845 com overclock de fábrica para 2,96 GHz. O sistema de resfriamento GameCool 3D, de acordo com a ASUS, é capaz de resfriar o processador de forma 60% mais eficiente.

A GPU interna é a Adreno 630. O smartphone é equipado com 8 GB de RAM LPDDR4, e o armazenamento interno padrão UFS 2.1 varia de 128 GB a 512 GB.

A capacidade da bateria é de 4000 mAh. Para entregar 60% da carga em meia hora e manter o telefone numa boa temperatura durante o processo o ROG Phone conta com a tecnologia Quick Charger 3.0 e a ASUS Hypercharge.

Os recursos de foto e vídeo são representados por duas câmeras grande angulares no painel traseiro com uma resolução de 12 megapixels e 8 megapixels, respectivamente. A câmera frontal também possui um sensor de 8 megapixels. Um par de alto-falantes estéreo com amplificadores individuais oferece reprodução de som de alta qualidade de 24 bits / 192 kHz. Há suporte à tecnologia de som surround DTS Headphone: X.

O ROG Phone é feito em uma “caixa de metal” à prova d’água com um vidro dianteiro curvo Gorilla Glass e possui um design agressivo inerente a outros produtos da série Republic of Gamers. O logótipo ROG na parte traseira está equipado com iluminação RGB, seguindo o padrão ASUS Aura RGB, que permite sincronizar o esquema de iluminação com outros produtos, como o fone ROG Delta.

Ao invés de inserir botões extras para aprimorar ainda mais a jogatina, a ASUS implantou um sistema de três gatilhos virtuais chamados AirTriggers. Com uma sensibilidade de 20 gramas, dois desses AirTriggers estão localizados no lado esquerdo do telefone, enquanto o terceiro fica no canto inferior direito. Um detalhe interessante é que eles não servem apenas para jogar, e de fato, a ROG observa que eles podem ser configurados para iniciar macros ou aplicativos específicos quando o telefone está sendo operado com uma mão.

O telefone também permite que um modo chamado “Modo X” seja ativado. Com ele ativo o smartphone libera mais RAM e impede que aplicativos em segundo plano o utilizem enquanto o usuário estiver jogando, além bloquear todas as notificações para evitar perturbações.

Acessórios

O ROG Phone realmente pode ser classificado como um smartphone gamer. Essa classificação deve ser dada aos aparelhos que realmente contem com diferenciais que fogem totalmente do que é encontrado em tanto topos de linha no mercado. Não basta ter somente especificações poderosas.

Um exemplo, e que está alinhando com as possibilidades do aparelho, é que o ROG Phone conta com 3x conexões USB Tipo-C. Algo totalmente incomum, mas que se faz necessário pela gama de acessórios compatíveis que a ASUS está trazendo ao ROG Phone. 

São diversos acessórios, o destaque fica para o TwinView Dock, que converte o aparelho em um dispositivo de tela dupla portátil, uma capaz de reproduzir o jogo, enquanto a outra atua como uma extensão de recursos, mantendo aberta uma janela de bate-papo, por exemplo. Esse dock também conta com gatilhos extras. O funcionamento lembra bastante a um Nintendo DS.

Com o Mobile Desktop Dock, a experiência mobile do ROG Phone é transformada em desktop. Com esse dock é possível conectar monitores 4K, e periféricos como teclado e mouse, ao aparelho.

Outro acessório bacana é o GameVice, um gamepad que é acoplado nas laterais do aparelho, e que ainda oferece a possibilidade de enviar a imagem transmitida no ROG Phone para a televisão.

O único acessório que já acompanha o ROG Phone de fábrica é um cooler extra, chamado Aeroactive Cooler, uma base que é acoplada ao painel traseiro. Além do resfriamento esse cooler conta na parte inferior com duas conexões: 1x porta USB e um conector minijack.

Preço e disponibilidade:

A ASUS não revelou a data de lançamento e preço do ROG Phone.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: