Memórias RAM ficarão ainda mais caras no próximo trimestre

Por: William R. Plaza

De acordo com a edição o DigiTimes, que consultou fontes deste setor, a queda nos preços da memória flash NAND será interrompida no próximo trimestre. A razão para isso foi um aumento significativo na demanda por unidades de estado sólido (SSDs) tanto usuários de PC quanto por fabricantes de dispositivos móveis.

O componente que mais será impactado é a memória RAM. A expectativa é que os preços continuem a crescer durante o próximo trimestre. Embora, de acordo com um relatório da Nikkei, a demanda por DRAM caiu em abril, o que causou um excesso de oferta disponível no Japão e em outros lugares, e isso pode impactar na redução do preço até o fim do ano. 

Como explicamos neste artigo o preço dos SSDs aumentou consideravelmente ao longo de 2017, em parte pela alta demanda e também pelos fabricantes estarem promovendo certas transições no processo de fabricação, passando, por exemplo, do Planar NAND, para o 3D Nand. Nos últimos meses o preço dessas unidades estabilizaram, gerando uma grande demanda, e que agorá impactará na desaceleração da queda dos preços. 

De acordo com Hein-Seng Pua, chefe da corporação Phison Electronics, no período de novembro do ano passado até o final do primeiro trimestre de 2018 houve uma redução drástica no preço dos SSDs (quase o dobro). No entanto, essa queda acentuada passa agora por um estágio de desaceleração. De acordo com estimativas preliminares, neste trimestre os drives SSD ficarão mais baratos em apenas 10%, e segundo previsão de algumas fontes em taiwan o aumento dos preços dos SSD poderia começar logo após o encerramento da Computex 2018, que acontecerá entre os dias 5 e 9 de junho.

O escritório de advocacia Hages Berman diz que o aumento no preço não é pura e simples uma questão de oferta e demanda. Além do aumento da demanda, não há outro fator que justifique o aumento de preço no mercado de DRAM. Se contamos com o fato de que os custos de fabricação ainda são muito semelhantes aos de há muito tempo e não há inovação no mercado para justificar esse aumento.

Outro ponto curioso é que o preço da memória NAND começou a cair depois que uma agência chinesa abriu uma investigação na indústria de DRAM , enquanto a Samsung e a SK Hyns anunciaram planos para aumentar sua capacidade de produção.

Os três gigantes desse setor, Samsung , Micron e SK Hynx, juntas respondem por 96% do mercado. O escritório de advocacia diz que entre junho de 2016 e dezembro 2017 o custo de DRAM teve aumento de 130%.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: