Finalmente: ASUS passa a cumprir no Brasil o período de garantia impresso na caixa

Finalmente: ASUS passa a cumprir no Brasil o período de garantia impresso na caixa

Quando o tema é RMA no Brasil a taiwanesa ASUS é uma das mais criticadas pelos consumidores de hardware. O ponto principal que sempre gerou questionamentos é a diferença entre a garantia que está impressa na caixa e a que é praticada. Enquanto placas de vídeo, por exemplo, contam com uma garantia de 3 anos no mercado internacional, seguindo o que está impresso na caixa, a mesma placa no Brasil recebe apenas 1 ano. 

Parte dos problemas será resolvido com a nova política de garantias que a ASUS passa a aplicar no Brasil: vale o que está na caixa. Para que seja cumprida essa nova política os itens abaixo precisam estar de acordo:

  • A garantia é oferecida somente para produtos adquiridos no Brasil através de distribuidores e revendedores oficiais
  • Apresentar a nota fiscal do produto
  • A garantia não se aplica a certos cenários como mau uso, danos físicos, defeitos não relacionados a fabricação, alteração de número de série, entre outros (consulte a lista de todas as ressalvas para placas de vídeo, e para placas-mãe). Para determinar se o produto se enquadra em alguns desses pontos a ASUS fará uma avaliação.

​Essa iniciativa da ASUS é um passo importante para resolver alguns dos seus problemas de garantia no Brasil, porém um ponto muito importante, destacado neste vídeo do canal Peperaio Hardware, é que caso o tempo da garantia não esteja impresso na caixa, a diferença entre produtos de classes distintas continuará sendo inexplicável.

No vídeo ele usou o exemplo de duas placas-mãe da ASUS: ROG Rampage VI Extreme, uma super mobo high-end e uma Prime H370M-PLUS, uma opção mais voltada ao custo x benefício. Como no caso da Rampage não há nenhum adesivo pontuando o tempo de garantia ela recebe no Brasil os mesmos um ano da Prime, o que é totalmente incoerente.

Enquanto a garantia padrão, sem a informação detalhada na caixa, é de um ano no Brasil, no mercado americano é de três anos. A única série que foge essa regra no Brasil é a TUF X299, que conta com garantia de cinco anos.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X