Intel anuncia o Core i9-8950HK, o processador mais poderoso já feito para dispositivos móveis

Intel anuncia o Core i9-8950HK, o processador mais poderoso já feito para dispositivos móveis

A Intel anunciou a linha de chips Coffee Lake-H, liderados pelo poderoso Core i9-8950HK. Esse chip que é o primeiro Core i9 voltado para dispositivos móveis, como notebooks gamers e workstations, conta com 6 núcleos, 12 threads, e é capaz de operar entre 2.9 GHz e 4.8 GHz. Há 12 MB de cache L3, suporte para memórias DDDR4-2666. O TDP é de 45W. 

Esse belo salto em relação aos clocks de operação, de acordo com a Intel é alcançado graças a uma tecnologia que é uma camada adicional em relação ao Turbo Boost. Intitulada Thermal Velocity Boost, essa tecnologia permite que o processador aumente em 200 MHz em single-core e 100 MHz em multi-core a frequência de Boost Clock. Este impulso adicional  entra em jogo quando o processador cai abaixo do limite de temperatura de 50 ° C , de modo semelhante às frequências padrão do Turbo Boost, não é garantido sob todas as condições.

O Core i9-8950HK é baseado no processo de fabricação 14nm++, e de acordo com a Intel o desempenho geral supera em 29% os chips Core de 7ª geração (Kaby Lake) para notebooks. Em tarefas específicas o salto na performance é bem mais significativo: até 41% mais desempenho em games e até 59% em edição de vídeos em 4K.

Além do Core i9-8950HK o lineup Coffee Lake-H inclui mai 7 processadores. Confira abaixo a lista completa:

A gama de processadores móveis da Intel é claramente acompanhada por uma nova plataforma de chipset, da série 300 que oferecem áudio melhorado, suporte total para Intel Optane, suporte para WLAN 802.11ac  e portas USB 3.1 Gen2 (10 Gbps).

A Intel também confirmou a expansão da série de processadores com sufixo U, que também são voltados para dispositivos móveis, porém é uma classe que preza o baixo consumo energético. O lineup inclui 4 processadores, encabeçado pelo Core i7-8559U, com 4 núcleos, 8 threads, clock base de 2.8 GHz e boost clock de 4.5 GHz. O TDP dos novos chips é 28W, e há suporte para memórias DDR4-2400 em dual-channel.

Esses processadores se caracterizam pela presença do chip gráfico Iris Plus, com clock base de 300 MHz e boost clock variando entre 1050 MHz e 1200 MHz – alcançado no Core i7-8559U. Os chips contam também com 128 MB de memória on-package eDRAM para garantir um melhor desempenho.

A Intel também anunciou a chegada de uma nova extensão da marca Core, que será denominada Core + . Ele acomodará processadores para  desktop e notebook e indicará que esse sistema em particular não possui apenas uma CPU Core de oitava geração, mas também um módulo Optane em seu interior. Para facilitar a identificação a Intel utilizará um novo logo nessa série:

Aos poucos os fabricantes parceiros da Intel começarão a apresentar seus notebooks com essas novas opções de processadores. A primeira grande fabricante a tomar essa iniciativa é a Dell, com a série G (Dell G3, G5 e G7) e com os famoso Alienware, em novas versões do Alienware 15 R4 e 17 R5. 


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X