6ª geração Intel Core (Skylake) recebe novo patch contra a falha de segurança Spectre

Por: William R. Plaza

A Intel revelou que começou a liberar uma atualização de microcódigo contra a falha de segurança Spectre. Esse update é voltado especificamente para os processadores da 6ª geração Intel Core (Skylake). O código foi verificado e aprovado nos chips Skylake da série U-, Y-, H- ,SU23e.

O Spectre juntamente com Meltdown, são as duas maiores falhas de segurança já descobertas na história dos processadores. No caso específico da Spectre o que ocorre é a quebra do isolamento entre duas aplicações, permitindo que um programa extraia dados de outro indevidamente.

O primeiro update lançado pela Intel no final do ano passado, liberado via atualização de firmware, para máquinas com chips Broadwell, Haswell Skylake, Kaby Lake e Coffee Lake, foi muito criticada, Linus Torvalds, criador do Linux chegou a chamar os patches de lixo, já que muitos usuários reportaram que PCs com processadores Haswell (4ª geração Intel Core) e Broadwell (5ª geração Intel Core) estavam reiniciando de forma espontânea.

Devido aos problemas a Intel chegou a recomendar que os patches não fossem instalados, até que uma versão revisada fosse lançada. A Microsoft teve que inclusive lançar um update para desfazer os efeitos causados pelos da gigante de Santa Clara. Além dessa nova atualização para Skylake, a Intel também confirmou que as demais atualizações para outras famílias de processadores já estão em andamento. 

Vale sempre relembrar que muitos especialistas consideram esses patches apenas um remendo e não uma solução definitiva para o problema. A própria Intel já garantiu que seus próximos processadores que irão chegar ao mercado vão sair de fábrica com as correções aplicadas. Essas correções obviamente passam pelo redesign dos chips, uma questão mais de desenvolvimento dos chips que somente software.

Você também deve ler!

Empresa de segurança esclarece pontos interessantes sobre as vulnerabilidades Meltdown e Spectre

Atualização que corrige brecha de segurança dos processadores Intel interfere no desempenho? Fizemos o teste


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: