Produção em massa das memórias GDDR6 é iniciada pela Samsung

Produção em massa das memórias GDDR6 é iniciada pela Samsung

Em 2016 a sul-coreana Samsung declarou que as memórias GDDR6 seriam lançadas em 2018. Cumprindo com o combinado, a companhia que disputa esse mercado com outras fortes concorrentes, como SK Hynix e Micron, anunciou que a produção em massa dessa nova geração de memórias voltadas principalmente para placas de vídeo, e utilizadas em outros campos como sistemas de inteligência artificial e setor automotivo, foi iniciada. A expectativa é que os fabricantes interessados já possam fazer a adoção ao longo do ano.

Essa nova geração de memórias é baseada no processo de fabricação de 10nm, e melhora consideravelmente a velocidade quando comparada com a GDDR5. Enquanto com a GDDR5 a velocidade era de 8 Gb (gigabits por segundo), na GDDR6 da Samsung passa para 18 Gb, com taxas de transferência de 72 Gbps. Com a redução da tensão, de 1,55V na GDDR5 para 1,35V GDDR6 o consumo energético caiu 35%. Em relação ao desempenho quando comparada a GDDR5 com 8 Gb de densidade e processo de fabricação de 20nm, a GDDR6 de densidade de 16 Gb baseada na litografia de 10nm, o ganho é de cerca de 30%.

A Samsung diz que com o aumento da densidade, desempenho e eficiência energética, esses chips serão amplamente utilizados em projetos de processamento audiovisual em 8K. Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) também são mercados em potencial para as GDDR6.

Começando por essa produção antecipada da primeira GDDR6 de 16Gb da indústria, nós vamos oferecer uma linha abrangente de DRAM para gráficos, com as maiores performance e densidades, de uma maneira bem periódica. Ao introduzir produtos GDDR6 da próxima geração, nós fortalecemos nossa presença no mercado de games e placas gráficas e acomodamos a necessidade de crescimento para memórias gráficas avançadas em sistemas automotivos e de rede.” – Jinman Han, vice-presidente sênior de planejamento de memórias na Samsung.

Os chips GDDR6 da Samsung podem atingir uma largura de banda de 864 GB/s com o barramento de 384-bit. Também estará disponível chips GDDR6 com barramento de 256-bit e largura de banda de até 576 GB/s.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X