Mais de 350 mil brasileiros já foram afetados por golpe que promete cupom de desconto no Burger King

Por: William R. Plaza

2018 já começou mantendo uma característica cada vez mais forte no Brasl: a imensa capacidade de cair em golpes mirabolantes e bizarros repassados por redes sociais e aplicativos como o WhatsApp. O mais recente, de acordo com a empresa de segurança DFNDR Lab, mais uma vez envolve uma falsa promessa de um cupom de desconto, que no caso desse golpe seria de R$ 50 para a rede de lanchonetes Burger King. Mais de 350 mil brasileiros já foram atingidos com a trapaça, nas últimas 8 horas.

Ao acessar o link malicioso, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para ganhar o suposto voucher: “Qual dos nossos sanduiches você mais gosta?”; “Você está satisfeito com o nosso atendimento?”; “Você indicaria o BK aos seus amigos?”). Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada a uma página que solicita o compartilhamento com 30 amigos ou grupos no WhatsApp para ter direto ao suposto cupom. Além disso, solicita que a vítima disponibilize seu contato de e-mail para envio da falsa promoção.

Ao concluir o processo, o usuário pode ser cadastrado em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou, então, são induzidos a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone ou o computador e deixá-los vulneráveis a outros tipos de crimes e/ou prejuízo financeiro.

A Assessoria de imprensa do Burguer King em nota reforçou que se trata de um golpe, e que qualquer promoção oferecida é divulgada por meio dos seus canais oficiais, como sua conta no Facebok e Twitter.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: