Confira as tendências em segurança cibernética para 2018, de acordo com a ESET

Confira as tendências em segurança cibernética para 2018, de acordo com a ESET

2017 está chegando ao fim e como de praxe as empresas de segurança começam a divulgar as tendências relacionadas à segurança que veremos no ano seguinte.

De acordo com o relatório “Têndencias de segurança cibernética 2018: o custo do nosso mundo conectado”, poduzido pela ESET, os cibercriminosos continuarão infectando sistemas com as ameaças conhecidas, uma vez que já estabeleceram uma forma de ganhar dinheiro de maneira ilegal, e assim, deveremos ver novas táticas de ataques. “Entretanto, o aumento da cooperação entre os órgãos de aplicação da lei e as entidades privadas de segurança cibernética é algo muito positivo, já que a prisão dos responsáveis por esses ataques e a dissuasão dos grupos de cibercriminosos está progredindo”, afirma Camilo Gutierrez, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

Confira abaixo as previsões que a ESET divulgou para 2018 no que tange aos ataques:

  • O aumento dos ataques à infraestrutura crítica: os casos de ciberameaças que afetam a infraestrutura crítica foram notícia em 2017, e continuarão sendo em 2018, a medida que a infraestrutura dos ataques cresce com a incorporação de dispositivos cada vez mais interconectados.
  • Ataques à cadeia de suprimentos: as grandes empresas estão despertando à ameaça de ataques cibernéticos com equipes de segurança que recebem mais apoio para melhorar as medidas de segurança, mas as PMEs (pequenas e médias empresas) continuam enfrentando essas novas preocupações, e, como elas costumam fornecer bens e serviços para organizações maiores, tornam-se alvos  de cibercriminosos para comprometer essas infraestruturas mais robustas.
  • Pirataria na democracia:  É possível proteger os processos eleitorais? As eleições mais recentes despertaram inúmeras questões quanto a segurança cibernética, sendo a mais importante: até que ponto um ciberataque pode influenciar um processo eleitoral?
  • A privacidade na nova era da tecnologia: os dados são a nova moeda para os consumidores que esperam aproveitar um software de baixo custo ou gratuito, o que levou os provedores a entrar no negócio de coleta de dados, aumentando os riscos relacionados com a privacidade das informações.

Caso queira conferir o relatório completo clique aqui  

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X