AMD confirma que a 2ª geração de processadores Ryzen serão compatíveis com as placas AM4

Por: William R. Plaza

Em entrevista ao Overclockers (UK), James Prior, gerente sênior de produtos da AMD, confirmou uma excelente notícia para aqueles usuários que já utilizam um processador Ryzen. A segunda geração dessa família de chips que representa a retomada da gigante de Sunnyvale para o mercado de CPUs de alta performance manterá a compatibilidade com as placas-mãe AM4 através do update da BIOS. Isso significa que aqueles que utilizam, por exemplo, o Ryzen 1700X, poderão fazer o upgrade para algum novo modelo da nova geração mantendo a mesma placa. 

Além de manter a compatibilidade com os Ryzen de 2º geração, codinome “Pinnacle Ridge” que provavelmente serão baseados no processo de fabricação FinFET de 12nm (os Ryzen atuais são FinFet 14nm), o socket AM4 deve ser estendido até 2020. Esses novos processadores manterão a mesma arquitetura Zen, porém revisada, chamada pela AMD de Zen+.

Provavelmente mais duas ou três gerações de chips dessa família serãO compatíveis com essas placas. Porém, a compatibilidade de um processador com uma placa-mãe não depende apenas do socket, há o fator chipset, que é a base para a placa “conversar com o processador”, e é evidente em em futuras gerações a AMD terá que lançar novos chipsets, exigindo novas placas, mesmo com o socket com a mesma pinagem.

A expectativa é que os novos processadores Ryzen sejam apresentados em janeiro, durante a CES 2018.

Você também deve ler!

OPINIÃO: Ryzen é o retorno da AMD que o mercado precisava

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: