Responsável por parar o ransomware WannaCry é preso pelo FBI

Responsável por parar o ransomware WannaCry é preso pelo FBI

Marcus Hutchins, mais conhecido como MalwareTech, é o pesquisador de segurança de 23 anos que em maio ficou conhecido mundialmente como o cara responsável por mitigar o ataque do poderoso ransomware WannaCry. Ao analisar a ameaça Hutchis teve a ideia de registrar um domínio, que funcionou como um “kill switch” para neutralizar a propagação do ataque. Três meses após esse grande feito, o jovem pesquisador é novamente notícia, mas dessa vez pelo efeito inverso, como vilão. 

Enquanto voltava da DefCon, maior convenção de hackers do mundo (que inclusive revelou problemas de segurança em urnas eletrônicas), Hutchis foi preso pelo FBI, sob a acusão de estar envolvido com a criação de um malware chamado Kronos, que circulou entre 2014 e 2015. Esse malware que é um trojan bancário era propagando via e-mail e tentava capturar credenciais de login (usuário e senha) das vítimas. A ameaça se alastrou pelo Canadá, Alemanha, Polônia, França, Reino Unido, entre outros países.

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em declaração ao The Guardianalém de Hutchins, há outro hacker envolvido, porém o nome não foi revelado. Esse malware chegou a ser oferecido no AlphaBay, mercado negro digital que foi fechado no dia 20 de julho pela polícia americana em conjunto com os ingleses.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X