Cigarro eletrônico pode ser utilizado para hackear computadores

Por: William R. Plaza

O pesquisador de segurança Ross Bevington demonstrou como um simples cigarro eletrônico pode ser utilizado para hackear computadores ao ser espetado via USB para recarregar sua bateria. 

Durante a convenção bsides em Londres, Bevington demonstrou que é relativamente fácil atacar um computador com o cigarro eletrônico. O pesquisador injetou um código no cigarro eletrônico que fazia com que os PCs o identificassem como um teclado ou mouse, permitindo a instalação de arquivos maliciosos ou enviar comandos ao PC. Porém como o espaço interno de um cigarro eletrônico é bem limitado, ameaças como o WannaCry que tinha cerca de 4 MB a 5MB não poderia ser repassado. 

O pesquisador recomenda como dica de segurança manter o sistema atualizado, e ter cuidado com dispositivos desconhecidos que são espetados na USB, hoje em dia qualquer produto pode ser uma ameaça. Alguns são inclusive projetados para ser realmente uma ameaça, como o USB Kill, que é um conversor DC/DC disfarçado de pendrive, e que é capaz de queimar 95% dos dispositivos em que ele for espetado.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: