Confira as especificações poderosas do Project Scorpio

Por: William R. Plaza

Chegou ao fim as dúvidas em relação as principais pontos das especificações do Project Scorpio, novo Xbox que de acordo com a Microsoft se posiciona como uma console premium voltado para os gamers hardcore. O pessoal da Digital Foundry que teve acesso antecipado as informações técnicas do console ficou com a missão de revelar as specs completas desse concorrente para o PS4 Pro. 

A menção ao tal 4K verdadeiro continua sendo perpetuada pela Microsoft, e de acordo com o que foi mostrado para o pessoal da Digital Foundry, através de uma demonstração técnica do ForzaTech, um teste de stress baseado na engine do Forza 6, o resultado foi o seguinte: resolução 4K com taxa de quadros na casa dos 60 fps. Para chegar nesse resultado, o Scorpio utilizou apenas 60% do seu potencial. Após essa primeira demonstração, a configuração gráfica da demo foi ajustada para o equivalente ao Ultra em um PC, e mesmo assim o console foi capaz de entregar a taxa dos 60 fps com 88% do seu potencial.

A “mão da AMD”, está conduzindo as partes mais importantes do hardware do Scorpio. A CPU octa-core é uma versão repaginada da Jaguar, a mesma presente no Xbox One, porém com um clock mais elevado, saltando de 1.75 Ghz, do One, para 2.3 Ghz no Scorpio

A GPU, que até então tem sido enfatizada que entregará uma performance computacional de 6 TFLOPs, é baseada na arquitetura Polaris, lançada pela AMD no ano passado. Comparando com a GPU mais forte na família Polaris, a RX480, essa versão customizada conta com um maior número de Compute Units e clock mais elevado.

Assim como o PS4 Pro, a GPU do Scorpio conta com memória GDDR5, porém numa quantidade maior, 12 GB contra 8 GB do seu concorrente. Dos 12 GB GDDR5, 8 GB estão reservados para os games. Comparando com o Xbox One o salto é gigantesco, já que o One conta com 8 GB DDR3+ESRAM, sendo que apenas 5 GB estão disponíveis para games. A largura de banda é 326 GB/s, e 384-bit. Para o armazenamento há um HD de 2,5 polegadas com 1 TB de capacidade. 

Diferentemente da Sony, que preferiu não incluir um leitor Ultra HD Blu-Ray no PS4 Pro, o Scorpio, assim como o Xbox One S, acompanha o drive. HDMI 2.0, e suporte ao Dolby Atmos, também estão presentes nessa nova aposta da Microsoft.

Durante a E3 2017, que acontecerá em junho, a Microsoft divulgará novas informações sobre o console, como o tão aguardado preço e design. Durante o evento gameplays que demonstrem o poder do Scorpio também serão mostrados.

O que você achou das especificações? Deixe abaixo nos comentários.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: