Quota da BlackBerry no mercado de smartphones foi de 0% no último trimestre de 2016, aponta o Gartner

Quota da BlackBerry no mercado de smartphones foi de 0% no último trimestre de 2016, aponta o Gartner

A BlackBerry, que em um passado não tão distante assim, era uma espécie de modelo no mercado de telefones móveis, criando inclusive tendência com os seus aparelhos com teclado QWERTY está numa fase tenebrosa. O último levantamento da empresa de consultoria Gartner, mostra que a empresa canadense registrou quota de 0% no mercado de smartphones. Os dados que são referentes ao último trimestre de 2016, mostram que dos 431 milhões de smartphones vendidos na reta final do ano passado, apenas 207,9 mil eram Blackberry.

A BlackBerry conseguiu ficar atrás até da Microsoft com o Windows Phone, que fechou o último trimestre de 2016 com uma quota de mercado de 0.3%, e 1 milhão de unidades vendidas. Os líderes de mercado você já sabe né? A supremacia Android e iOS continua sublime. O sistema do Google fechou 2016 com uma quota de mercado de 81.7%, e 352 milhões de smartphones com o Android foram vendidas. Em seguida aparece o sistema da Apple, que registrou uma quota de 17.9%, e 77 milhões de iPhones foram vendidos.

Com relação aos fabricantes, a Samsung foi a que mais vendeu smartphones ao longo de 2016, com 306 milhões de unidades vendidas. Mesmo mantendo a liderança é bom frisar a queda registrada pela gigante sul-coreana, já que em 2015, a companhia vendeu 320 milhões de smartphones.

Em segundo lugar aparece a Apple que fechou 2016 com 216 milhões de iPhones vendidos. Assim como a Samsung, houve uma queda no número de unidades vendidas em relação a 2015, que foi de 225 milhões de unidades.

A única fabricante que registrou crescimento no número de vendas foi a Oppo, que está cada vez mais forte no mercado asiático. Em 2015 a Oppo vendeu 39 milhões de smartphones, em 2016 foram impressionantes 85 milhões.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X