Microsoft anuncia ferramenta para gerenciamento de privacidade do Windows 10, e garante que reduzirá a coleta de dados do sistema

Microsoft anuncia ferramenta para gerenciamento de privacidade do Windows 10, e garante que reduzirá a coleta de dados do sistema

Além da questão dos meios invasivos para incentivar o update para o Windows 10 a Microsoft tem sido muito criticada em relação a coleta de dados que o sistema faz. No blog do Avast Lisando Carmona aponta que em geral essas opções são tratadas com nomes “charmosos”, como “ajude a melhorar o nosso programa”, “participe do nosso programa de melhoria”, entre outras coisas. O fato é que o Windos 10 e praticamente qualquer serviço atualmente colete informações, no caso do Windows isso é ainda mais comum quando falamos de versões de teste, que os membros do programa Insider recebem de forma antecipada, já que o feedback de uso é umas das razões para essas versões existirem.

Porém mesmo que sejam coletados apenas dados que possam melhorar o software, de uns anos para cá a questão da neutralidade ficou ainda mais importante, já que você provavelmente bem sabe que privacidade é algo já sumiu do nosso cotidiano. Então prover ao usuário mais controle sobre essas informações compartilhadas e uma maior neutralidade são pontos sempre bem-vindos.

A Microsoft anunciou em seu blog que está fazendo uma série de mudanças em relação a privacidade no Windows 10. O primeiro ponto é que os níveis de dados de diagnósticos coletados serão reduzidos de 3 para 2, e que no modo Básico, o número de informações coletadas será menor. Basicamente o que será enviado são dados vitais para o Windows, que ajudam a manter a segurança e prevenção contra erros básicos.

O segundo ponto é que a partir da próxima grande atualização do Windows 10, o Creators Update, a Microsoft implementará uma espécie de central de gerenciamento. O usuário poderá ligar ou desligar diversas opções que envolvam a privacidade. Essa opção irá aparecer durante a instalação do update. Além de permitir desabilitar as opções, a tela também mostra a consequência dessa ação. Por exemplo, caso você desligue o Speech Recognition (Reconhecimento de voz), não será permitido interagir com a Cortana ou outros apps por intermédio da voz.

O terceiro ponto é uma solução voltada para web. Ao acessar esse link e entrar com a sua conta Microsoft, você poderá limpar o histórico de navegação do Microsoft Edge, ter acesso aos registros de localização, entre outras coisas.

Essas medidas são uma espécie de resposta para as acusações que a Microsoft vem enfrentando com o seu sistema. Autoridades francesas chegaram inclusive a dizer que a coleta de dados do Windows é irrelevante ou excessiva. De acordo com o que foi levantado a Microsoft estaria coletando, por exemplo, a lista de aplicativos baixados da Windows Store, o tempo que o usuário dedica a cada um dos apps baixados, entre outras coisas. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X