Documento revela que Project Scorpio será 4,5 vezes mais poderoso que o Xbox One

Documento revela que Project Scorpio será 4,5 vezes mais poderoso que o Xbox One

Do lado da Sony a atualização de meia geração foi o PS4 Pro, do lado da Microsoft, esse novo console que coexistirá com o Xbox One é o Project Scorpio, nome provisório do novo console da gigante de Redmond que promete ser muito mais poderoso que o seu rival. Além de ser mais poderoso que o Pro o salto de desempenho em relação ao Xbox One seria assombroso. De acordo com um documento voltado para desenvolvedores que o Digital Foundry teve acesso o novo console será simplesmente 4,5 vezes mais poderoso que o One.

A GPU do Scorpio teria realmente a capacidade de 6 TFLOPs de processamento, a memória ESRAM presente no One, seria trocada por um novo tipo, e o cache L2 seria quatro vezes maior. A expectativa é que a CPU do console seja baseado na novíssima arquitetura Zen da AMD. Embora seja tratado apenas como uma atualização para a geração atual, alguns nomes da indústria consideram o Scorpio um meio termo, entre uma atualização e uma nova geração. 

Thomas Mahler, criador do game Ori and The Blind Forest, foi perguntado no fórum NeoGAF se o Scorpio seria para o One o que o Pro é para o PS4, ou se o Scorpio é realmente um console de nova geração, Mahler diz que é Scorpio é um console de nova geração. “O Scorpio não é uma atualização de meia geração, como ocorre com o PS4 Pro, é uma máquina de nova geração que é compatível com os jogos disponíveis para o Xbox One.

O documento que o Digital Foundry teve acesso também revela o “caminho das pedras” para que os desenvolvedores possamrenderizar jogos em 4K sem precisar de muito processamento. As técnicas citadas são o “sparse rendering”, utilizado no PS4 Pro, e a resolução dinâmica. A questão do 4K nativo deve ser mais enfatizada nos jogos produzidos pela própria Microsoft, a companhia chegou a afirmar que os jogos first-party que rodam em 1080p no Xbox One irão rodar em 4K nativo no Scorpio. Jogar Forza em 4K não seria nada mau em!

As demais especificações vazadas anteriormente destacam que o Project Scorpio conta com 12 GB de memória GDDR5, largura de banda de 320GB/s e interface entre 256-bit e 384-bit.

O Project Scorpio deve ser oficialmente apresentado na E3 2017, que acontece em junho.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X