Rumor: SR7, SR5 e SR3 são os nomes das CPUs AMD Zen

Rumor: SR7, SR5 e SR3 são os nomes das CPUs AMD Zen

Em 2017 chegará ao mercado os tão aguardados processadores Zen da AMD, nova arquitetura que marca uma grande transição nos chips produzidos até então pela gigante de Sunnyvale. A primeira grande novidade é em relação ao processo de fabricação, que será o FinFET de 14nm. Em relação a performance o que se sabe até então é que a AMD promete entregar 40% mais IPC (Instruções por Ciclo) que a geração passada (Excavator). Durante um evento a companhia chegou inclusive a colocar o Summit Ridge, codinome do modelo topo de linha de 8 núcleos e 16 threads, contra o Core i7-6900K em um teste de renderização no Blender. O chip da AMD conseguiu ser mais rápido.

Até o lançamento desses chips uma série de rumores continuarão aparecendo, o mais recente deles envolve o provável nome comercial dos chips e até uma base de preço. O slide que está no topo da matéria foi revelado pelo site Chiphell que mostra o cronograma de lançamento para 2017 da AMD, e claramente podemos ver ZEN SR7, ZEN SR5 e ZEN SR3. Esses seriam os nomes das CPUs da geração Zen!

Você também deve ler:

Top 5: Perguntas e respostas importantes sobre os processadores Zen da AMD

Vazam imagens de duas placas-mãe da Gigabyte com o socket AM4

O modelo mais poderoso e que provavelmente será lançado primeiro é o ZEN SR7, equipado com 8 núcleos, 16 theads, e voltado para o público entusiasta (provavelmente esse SR7 é o que conhecíamos até então como Summit Ridge). Já os modelos ZEN SR5 e ZEN SR3 seriam focados mais na relação custo x benefício. O preço desses dois chips estaria na casa dos US$ 200 US$ 300.

A expectativa em relação aos processadores AMD Zen e também aos da 7ª geração Intel Core, codinome Kaby Lake é bem alta. Os fabricantes envolvidos no mercado de PCs esperam que esses chips impulsionem a venda de computadores no primeiro trimestre de 2017.

Em relação ao lançamento dos Zen, a apresentação deve ser feita durante a CES 2017, que acontecerá em janeiro, porém as vendas deverão ser iniciadas somente em fevereiro de 2017. Vamos aguardar

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X