Embora muitos ainda prefiram investir em certas briguinhas de plataforma, tanto o console como o PC unidos movimentam essa grande máquina de fazer dinheiro, que é o mercado de games. O mais recente estudo da Nezwoo sobre o mercado de games, revela um dado curioso em relação a essas plataformas essenciais para o mercado, 87% dos gamers de console também jogam no PC
Dentre os motivos para que o PC seja um verdadeiro hub de jogos, a Nezwoo destaca três pontos:
A empresa ressalta que PC e mobile são dispositivos essenciais, enquanto o console não. O PC sai na frente nesse quesito, devido a possibilidade de ajuste na experiência de uso a diversos tipos de público
O PC também se destaca como uma plataforma mais fácil de compartilhamento de conteúdo. Embora os consoles oferecem até recursos de edição e compartilhamento rápido em algumas mídias, o PC ainda consegue ser superior no número de opções
O terceiro ponto é em relação a característica natural de upgrade do PCs, já que é praticamente um hábito os jogadores de PC alterarem a configuração para que os games possam rodar melhor. Enquanto que nos consoles, a empresa ressalta que os gamers estão vendo com maus olhos a questão da chegada do Xbox One S, e o novo PS4, já que muitos acham prematura a troca para um novo console, o que significa um novo investimento
Além de demostrar os resultados de 2015 e 2016 a companhia também mostra previsões para até 2019, confirmando que o mercado de games continuará crescendo, e em relação as plataformas a que parece ter um futuro mais promissor é o mobile, e os seus games voltados aos smartphones.
Em relação às regiões mais rentáveis, o mercado Ásia-Pacífico vem mostrando cada vez mais sua força, prova disso é que a China assumiu a posição como mercado de games mais lucrativo, com US$ 24,4 bilhões, superando os EUA, que aparece em segundo lugar com US$ 23,6 bilhões.
O top 20 dos páises mais rentáveis para o mercado de games correspondem a 89,8% de toda receita
O Brasil aparece em 12º lugar, com uma receita de US$ 1,2 bilhão. Dentre os países da América Latina, é o mais rentável. Em segundo lugar aparece o México com US$ 1,1 bilhão, seguido pela Argentina com US$ 409 milhões, Colômbia com US$ 264 milhões e Venezuela com US$ 209 milhões.
O mercado de games latinoamericano cresceu 20,01% entre 2015 e 2016