A novela acabou: FBI finalmente desbloqueia iPhone de terrorista, sem ajuda da Apple

A novela acabou: FBI finalmente desbloqueia iPhone de terrorista, sem ajuda da Apple

No mês passado um grande embate foi travado entre a Apple e o FBI, já que a agência necessitava que a gigante de Cupertino desbloqueasse o iPhone do terrorista Syed Rizwan Farook, envolvido em um tiroteio ocorrido em dezembro de 2015 em San Bernadino, Califórnia, que resultou em 14 mortes e 22 pessoas gravemente feridas. Durante a investigação o FBI conseguiu recuperar o iPhone 5c do terrorista, e então solicitou a ajuda da Apple para que o aparelho fosse desbloqueado, já que a política de segurança dos seus produtos está bem mais forte. 

Porém a Apple resolveu não apoiar o FBI dessa vez, já que Tim Cook, CEO da Apple, entendia o pedido como uma espécie de afronta aos próprios recursos de segurança implantados, e ainda disse que a agência queria era a criação de uma nova versão do sistema “mais leve” em termos de segurança para a instalação no iPhone do terrorista.

O caso perdurou por diversos episódios, no maior estilo das melhores séries de aventura com uma boa pitada de ação, com personagens de peso, já que diversas personalidades resolveram se pronunciar sobre o caso, algumas do lado da Apple, como Sundair Pichai, CEO do Google e Jan Koum, cocriaor do WhatsApp. Já no “corner” do FBI, o grande destaque foi Bil Gates, que disse que a Apple deveria desbloquear o iPhone para a Apple, alegando que esse era um caso específico.

Depois de muitos entraves essa série chegou ao seu último episódio. Em um comunicado enviado ao tribunal o FBI disse que conseguiu desbloquear o iPhone do terrorista, permitindo o acesso aos dados, e com mais um detalhe: sem ajuda da Apple.

Esse comunicado tira um “piano de cauda” das costas de Tim Cook e de sua equipe, já que caso a Apple cedesse a pressão do FBI, a imagem da segurança do iPhone estaria novamente em xeque perante aos seus consumidores, e ainda abrira precedente para que o mesmo método fosse utilizado em diversos outros aparelhos, independente da grandiosidade do caso. Porém a imprensa americana está questionando esse tal milagre” do FBI em relação ao desbloqueio, o The Telegraph por exemplo disse que era uma sorte muito grande a agência ter conseguido alguma informação de como desbloquear. Isso acaba por levantar se toda a pressão do FBI em relação a Apple, era realmente em prol do caso ou simplesmente ter a segurança de mais uma empresa em seus domínios.

 

​Siga-me no Twitter: @WRPlaza 🙂

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X