Ministro da Justiça diz que games e esportes violentos incentivam crimes

Ministro da Justiça diz que games e esportes violentos incentivam crimes

O Sr. José Eudardo Cardoso, que é ministro da Justiça, durante um evento na Organização dos Estados Americanos (OEA), realizado ontem nos EUA, aifrmou que um dos motivos ligados à criminalidade no Brasil é uma espécie de apologia que está exposta tanto nos games como no esporte.

O ministro não citou exemplos de jogos ou esportes para definir essa teoria, e quando indagado pela BBC Brasil se o esporte em questão era o UFC, Cardoso disse que não se tratava de uma modalidade espécifica.

Confira abaixo as declarações do ministro José Eduardo Cardoso:

“A violência é hoje cultivada e aplaudida, seja em esportes ou jogos de crianças pequenas”, disse o ministro durante o evento, onde também foi apresentado o pacto nacional contra homicídios, que deve ser lançado nas próximas semanas.

“Outro dia ouvi um especialista dizer que nunca viu um game em que o vencedor é quem salva vidas, pois o vencedor é sempre quem mata. Essa cultura da exaltação da violência se projeta e acaba banalizando a violência, disseminando uma realidade perversa em que seres humanos podem aniquilar, ferir os outros em atos que são socialmente reprovados”

“Às vezes tenho visto violência até em esportes que não tendem minimamente a ser violentos, como jogos de futebol”

José Eduardo Cardoso

Embora não haja um consenso sobre se realmente games podem incentivar à violência, alguns estudos como o da American Psychological Association, que no ano passado demonstrou que os games violentos podem estimular certos comportamentos agressivos, porém a pesquisa não encontrou nenhum indício claro que os jogos possam estar atrelados aos atos criminosos.

O estudo diz que não há um único fator em questão para que as pessoas possam ser conduzidas a atitudes agressivas , na verdade esses atos estão ligados sempre a uma grande reunião de itens.

No Brasil esses tais fatores que contribuem para que algumas pessoas tenham certo comportamento agressivo e até criminoso não faltam, como por exemplo a segregação social e graças a ineficiência de gerência de nossa nação. 

Qual a sua opinião sobre as declarações do ministro? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X