Mozilla encerra o desenvolvimento do Firefox OS para os smartphones

Mozilla encerra o desenvolvimento do Firefox OS para os smartphones

O mercado de sistemas operacionais mobile atualmente é uma verdadeira “panelinha”, e qualquer novo aspirante a competir neste mercado irá sofrer muito para alcançar uma fatia desse bolo. A Mozilla em 2013 deu início a essa dura missão de marcar presença no setor móvel, com o Firefox OS, sistema operacional baseado no navegador Firefox, motor de renderização Gecko, tudo isso combinado com o kernel do Linux.

A príncípio, os planos da Mozilla era levar um bom sistema operacional aos aparelhos de entrada, permitindo que os usuários que estejam querendo investir menos em um smartphone pudessem ter uma boa experiência em usabilidade. Entretanto, a fundação destaca que não houve o apoio necessário para que o desenvolvimento do sistema continuasse.

O Firefox OS demonstrou a flexibilidade da web, partindo de smartphones e HDTVs de entrada. No entanto, não estamos em condições de oferecer a melhor experiência mobile possível, e por isso deixaremos de oferecer smartphones com o Firefox OS. Fundação Mozilla.

Confira as previsões da IDC para o mercado de smartphones até o final desta década

Basicamente, os smartphones equipados com o Firefox OS, são de marcas como Acer, Alcatel, LG e ZTE. No Brasil é posível encontrar alguns modelos equipados com o sistema, como por exemplo o Alcatel One Touch, que é vendido em média por R$ 290,00. Para conferir a lista completa de smartphones equipados com o Firefox OS, clique aqui. 

Alcatel One Touch

Além dos modelos de entrada, houve também um smartphone mais “robusto” equipado com o Firefox OS, o Revolution, da Geeksphone, equipado com uma tela IPS de 4,7 polegadas com resolução de 960 x 540 pixels, processador Intel Atom Z2650 (dual-core, rodando a 1,6 GHz), 1 GB de RAM e 4 GB de armazenamento interno.

Geeksphone Revolution

Iso não significa que o Firefox OS esteja “morto”: a Mozilla continuará com o sistema para as SmartTVs. As TVs inteligentes equipadas com o Firefox OS apresenta um desempenho muito superior em relação aos modelos com os sistemas convencionais, que acabam prejudicando e muito a experiência do usuário.

TV da Panasonic rodando o Firefox OS

 

A situação enfretanda pelo Firefox OS é praticamente a mesma do Windows Phone, que também está tentando alcançar uma fatia de mercado aceitável, porém a Microsoft tem “bala na agulha”, para ir segurando o sistema em pé, situação esta que fica mais complicada. Mesmo sendo baseado em padrões de código aberto, está nítido a frustração da Mozilla em não ter conseguido alavancar o sistema da forma desejada.  A Mozilla ressalta que continuará investindo em aplicações mobile para os outros sistemas

Realmente o mercado está restrito ao Android e iOS, e ponto final.

Fonte(s): The Next Web

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X